10ª turma do Programa de Controle do Tabagismo terá inicio em Paranaíba

0
38

Paranaíba é um dos municípios no Estado, que dispõe de tratamento ao fumante através do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo na Secretaria Municipal de Saúde. O Programa Municipal de Controle ao Tabagismo acolhe as pessoas com interesse em cessar o tabagismo por demanda espontânea ou encaminhada pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família.

Conforme dito pela secretária de Saúde Fran Mariano, durante o acolhimento é realizado uma abordagem inicial, avaliação de grau de dependência e posteriormente são agendadas consultas médicas, onde é possível também realizar acompanhamento por reuniões de grupos de apoio terapêuticos.

“O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva”, disse a secretaria de Saúde.

O tratamento de tabagismo no Brasil é desenvolvido com base nas diretrizes do PNCT que está sob a coordenação e gerenciamento da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco, do INCA. A equipe multiprofissional tem como responsável o psicólogo Eronides de Souza Costa, que relatou que o número de procura tem sido cada vez maior.

“As ações educativas, legislativas e econômicas desenvolvidas vêm gerando uma diminuição da aceitação social do tabagismo, fazendo com que um número cada vez maior de pessoas queira parar de fumar, evidenciando a importância de priorizar o tratamento do fumante como uma estratégia fundamental no controle do tabagismo”, enfatizou Eronides.

É informado que as pessoas que tiverem interesse em participar do Tratamento do Tabagismo, podem deixar os dados pessoais nas Unidades Básicas de Saúde, pois será realizado um novo grupo para o 1° Semestre deste ano de 2022.

Terá início na segunda quinzena de março, e será realizado toda terça-feira semanalmente das 17 às 19 horas, na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora de Lourdes

Serão abertas entre 15 e 18 vagas para os grupos formados em cada semestre, devido à quantidade de medicamentos ofertada, impossibilitando-nos o atendimento de um número maior de pessoas.

A Equipe Terapêutica é composta por um psicólogo Eronides de Souza Costa uma fisioterapeuta Edna Cristina da Matta, uma fonoaudióloga Katiuce Ferreira Pamplona, uma enfermeira Taligeani Nagliati da Silva Rodrigues, e um médico Dr. Claudio Souza dos Santos.

Atendimento contra o tabagismo no município

Em 2021, de 34 pessoas foram atendidas, 09 cessaram o tabagismo, dando uma estatística de 26%, sendo ainda um número pequeno de pessoas que conseguem deixar o vício.

Caso tenho o interesse em parar de fumar, procurar sua Unidade Básica de Saúde.

Otávio Armando

Fonte: DECOM