70 anos da TV brasileira: 10 curiosidades que marcaram a história da telinha

0
97

Em 18 de setembro de 1950, acontecia a primeira transmissão televisiva da história do nosso país. Confira alguns fatos curiosos sobre sua história:

Há exatos 70 anos, em 18 de setembro de 1950, acontecia a primeira transmissão de televisão na história do Brasil. De novelas a jornais, de reality shows a programas de auditório, os mais diversos programas tomaram conta das telinhas desde então — e é exatamente isso que torna a história da TV brasileira tão rica. Conheça algumas dessas curiosidades:

1. A TV Tupi foi a primeira emissora de televisão da nação e foi inaugurada pelo jornalista e advogado paraibano Assis Chateaubriand, o Chatô. Em 18 de setembro de 1950, o canal exibiu o programa TV na Taba, cuja abertura contou com a ilustração de um indígena e com a fala “Boa noite. Está no ar a televisão do Brasil.”

Assis Chateaubriand (Foto: Wikimedia Commons)



2. Entre dezembro de 1951 e fevereiro de 1952 foi exibida a primeira teledramaturgia brasileira, chamada de Sua vida me pertence. A novela era exibida duas vezes por semana, às 20h, por cerca de 20 minutos — e tudo rolava ao vivo! A narrativa era sobre um clássico triângulo amoroso, em que um homem se vê dividido por duas mulheres.

3. Foi no último episódio dessa novela que aconteceu o primeiro beijo da televisão brasileira, protagonizado pela dupla Vida Alves e Wálter Forster, que interpretavam Elizabeth e Alfredo. Anos depois, em 1963, Alves protagonizou também o primeiro beijo LGBTQ+ da TV do Brasil junto com sua colega de cena Georgia Gomide.

Alves e Forsters em cena de Sua vida me pertence (Foto: Wikimedia Commons)

4. Inspirada na sitcom norte-americana I love Lucy, de 1951, a primeira série a ser exibida nas telinhas brasileiras foi Alô, Doçura! (1953), dirigida por Cassiano Gabus Mendes e exibida na TV Tupi.

5. A TV Record foi fundada em 1953 por Paulo Machado de Carvalho e é a emissora brasileira mais antiga que ainda está no ar.

Silvio Santos, em seu programa (Foto: Wikimedia Commons)

6. Programa do Silvio Santos estreou em 1963 e é o mais antigo da televisão brasileira a ser transmitido ainda hoje. Em segundo lugar fica o Jornal Nacional (1969) e, em terceiro, o Fantástico (1973).

7. Para transmitir a Copa do Mundo no México em 1970, as redes de televisão do país se uniram e, assim, realizaram as primeiras transmissões ao vivo do evento esportivo por aqui. À época, o costume era acompanhar os jogos pelo rádio ou assistir reprises na TV, então, mesmo a transmissão da época não sendo lá muito boa, milhares de brasileiros pararam para acompanhar as partidas.

8. Em 1972 aconteceu a primeira exibição televisiva a cores do país. A Festa da Uva foi transmitida direto de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

9. A cena em que Camila (Carolina Dieckmann) raspa os cabelos em frente às câmeras por conta de um câncer, em Laços de Família, causou grande impacto dentre os fãs da novela. O chamado “efeito Camila” levou 150 pessoas a se cadastrarem no banco de doadores de medula óssea do Instituto Nacional do Câncer (Inca) nas semanas seguintes à exibição do capítulo — em geral, apenas 10 cadastros eram feitos por mês.

Laços de família (Foto: Reprodução)

10. Em 2013, a atriz Fernanda Montenegro ganhou um Emmy por sua interpretação na série Doce de mãe, exibida pela Rede Globo. Essa foi a primeira vez em que uma brasileira foi honrada com o prêmio internacional.

Fernanda Montenegro (Foto: Wikimedia Commons)
Fernanda Montenegro (Foto: Wikimedia Commons)