A presidente da Câmara Municipal de Paranaíba, vereadora Wanice Luciana de Oliveira, representou o Poder Legislativo Municipal em reunião técnica com o Instituto Ideias, organização parceira da empresa Arauco, no contexto do Projeto Sucuriú, iniciativa voltada à condução do diagnóstico social para o enfrentamento da Violência Baseada em Gênero, com foco no gênero feminino e na população LGBTQIAP+, e da Violência contra Crianças e Adolescentes, pauta que a vereadora discute, acompanha e defende de forma permanente no exercício do mandato.
O encontro faz parte da etapa de mapeamento da rede de proteção e atendimento, com foco na compreensão dos fluxos existentes, dos principais desafios enfrentados e das capacidades já instaladas no território. A iniciativa busca fortalecer a articulação entre os diversos órgãos e instituições que atuam na prevenção, acolhimento e encaminhamento das situações de violência.
Durante a reunião, foram apresentadas demandas para a construção de um diagnóstico social do projeto, por possibilitar uma análise aprofundada da realidade local e contribuir para a construção de estratégias integradas e mais eficazes.
Participaram do encontro representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho de Cidadania e Segurança, Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Secretaria de Educação, Polícia Militar Rodoviária Estadual, reforçando o caráter interinstitucional da ação, além da participação da assistente social, Mariana Leal, responsável pela Vigilância Socioassistencial e Educação permanente do SUAS.
Ao representar a Câmara Municipal, a vereadora Wanice destacou a importância do envolvimento do Poder Legislativo no fortalecimento das políticas públicas.
“O enfrentamento à violência exige união de esforços, diálogo permanente e responsabilidade institucional. A Câmara está à disposição para contribuir com ações que garantam proteção e dignidade às mulheres, crianças e adolescentes”, afirmou.
Foto – Assessoria de Imprensa



