29.4 C
Paranaíba
quarta-feira, 21 fevereiro, 24
spot_img
spot_img
InícioEstadoAlunos denunciam erros e questões sem respostas no vestibular da UEMS

Alunos denunciam erros e questões sem respostas no vestibular da UEMS

UEMS informou que as questões passaram por avaliação e que as falhas não comprometem a análise e resolução da prova.

O Vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi aplicado, no domingo (26), em 18 municípios. Três dias após a prova, alunos procuraram o g1 para reclamar de inconsistências na aplicação: duas questões de Matemática sem alternativas corretas, além de diversos erros de digitação.

Em nota, a UEMS informou que as questões apontadas passaram por avaliação, após o questionamento da reportagem, e que as falhas “não comprometem a análise e resolução da prova, não interferindo no desempenho dos candidatos”.

Uma vestibulanda, de 22 anos, que pretende estudar Medicina, reclamou que os textos de apoio para a redação estavam mal diagramados e que na capa estava escrito que eram “60 (quarenta)” questões, além de outros erros de digitação. “Eu vi que eles se retrataram falando que revisavam a prova, mas com tantos erros é difícil de acreditar nisso”, disse.

Erros de impressão no Vestibular da UEMS. — Foto: Divulgação

Erros de impressão no Vestibular da UEMS. — Foto: Divulgação

Outro aluno, de 17 anos, que também prestou o vestibular para Medicina, ressaltou que as questões 18 e 19 de Matemática não tinham alternativas corretas. Tanto ele, quanto a estudante de 22, pretendem enviar recurso para que as perguntas sejam anuladas. O prazo para a solicitação começa amanhã (30). Confira as alternativas:

Questão 18 do Vestibular UEMS 2024. — Foto: Reprodução

Questão 18 do Vestibular UEMS 2024. — Foto: Reprodução

O gabarito preliminar divulgado pela UEMS indica como resposta certa a alternativa “E” para a questão 18 e “C” para a 19. Confira:

Gabarito preliminar divulgado pela UEMS. — Foto: Reprodução

Gabarito preliminar divulgado pela UEMS. — Foto: Reprodução

Professor resolve questões polêmicas

No entanto, o professor Fabis Nascimento, especialista em cursinhos pré-vestibular, afirmou que as repostas corretas não estavam dispostas na prova. “O erro na questão 19, o examinador confundiu o ‘ás’ com 1, formando 6 pares, mas na realidade eram 5 pares ( 2, 2 ) até ( 6,6)”, relatou.

Confira as resoluções feitas pelo professor:

Resolução da questão 18, feita pelo professor. — Foto: Arquivo pessoal

Resolução da questão 18, feita pelo professor. — Foto: Arquivo pessoal

Resolução da questão 19 feita pelo professor. — Foto: Arquivo pessoal

Resolução da questão 19 feita pelo professor. — Foto: Arquivo pessoal

Confira a nota na íntegra:

As questões do PSV-UEMS 2024 são elaboradas por banca especializada, após montagem e editoração da prova, são feitas as revisões de língua portuguesa e de conteúdo.

Há um formato padrão de capa de prova e formatação de questões a ser seguido, eventualmente, mesmo após minuciosa revisão, equívocos podem acontecer.

No entanto, nas questões comentadas, submetemos para o crivo da banca revisora, que nos informou que as falhas em questão não comprometem a análise e resolução da prova, não interferindo no desempenho dos candidatos, nem mesmo nos conteúdos programáticos da prova objetiva e redação do PSV-UEMS 2024.

Sobre quaisquer outras reclamações, o Edital regente do PSP-UEMS 2024 é claro ao garantir prazo para que candidatos protocolem recursos. Aliás, este prazo inicia amanhã (29), com todo o procedimento previsto em Edital.

Vestibular

A aplicação dos exames ocorreu das 8h às 13h, em 18 cidades do estado. Neste ano, os candidatos concorrem a 811 vagas distribuídas entre os 38 cursos de graduação presencial em 13 das 15 unidades universitárias da UEMS.

As provas foram aplicadas nos municípios de Campo Grande, Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Houve um quantitativo de abstenção de alunos de 18,05%. Ao todo, 1.427, dos 7.908 inscritos não compareceram nos locais de aplicação do exame.

O resultado final deve ser publicado em 26 de janeiro de 2024.

Fonte: G1 MS

Edição: Alex Queiroz

Principais Notícias

Câmara Municipal de Paranaíba – Alex Queiroz
- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS