23.1 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesApós zerar casos de covid, cidade de MS tem 40 contaminados e...

Após zerar casos de covid, cidade de MS tem 40 contaminados e registro de H3N2

A cidade de Ribas do Rio Pardo, na região central de Mato Grosso do Sul, que chegou a comemorar zero internações e sequer qualquer investigação de Covid, no último mês de dezembro, voltou a ter um cenário preocupante: dezenas de confirmações de novos casos nos últimos dias, gente chegando na cidade em busca de emprego já contaminada e um caso positivo para H3N2.

“Nós estamos com 40 casos positivos, sendo que 18 deles foram confirmados nessa quarta-feira (5). Todos eles estão em tratamento domiciliar. A cidade esteve vários dias com zero casos e agora tivemos que voltar com o atendimento no que chamamos de Centro de Covid”, afirmou ao Jornal Midiamax o secretário de saúde do município, Matheus Bolis Fatin.

Conforme o secretário, a cidade também está contratando mais profissionais de saúde para dar conta da demanda. “Com a questão da fábrica, as pessoas estão chegando em busca de oportunidade e muitas já vêm contaminadas de outros locais. E como é protocolo da empresa, muitas já ficam isoladas logo após a testagem. São pessoas que chegam de outras cidades e aí vem o surto, assim como está ocorrendo no Brasil inteiro”, explicou.

Cidade viveu ‘boom’ com 265 casos de Covid ao dia, diz secretário

Em 2021, mais precisamente no mês de maio, Matheus comentou que Ribas do Rio Pardo chegou a registrar 265 confirmações de Covid-19 por dia. “Quando houve esse boom, nós fizemos mudanças aqui e uma escola se tornou o Centro Social, já que o posto de saúde não estava mais suportando a capacidade”, relembrou.

Logo depois, os casos foram reduzindo, até que o atendimento ficou somente no posto de saúde. “Lá estava como referência da Covid. Agora, com o aumento gradual de consultas, de pessoas com sintomas gripais, nós retornamos para esse atendimento e reforçamos, com a contratação de 2 médicos, 4 enfermeiros e mais 15 técnicos de enfermagem”, argumentou Fatin.

Boletim do município desta quinta-feira (6)

O boletim diário,divulgado pela prefeitura municipal, apontou a confirmação de 18 novos casos nesta quinta-feira (6), além de 19 casos em investigação no Lacen-MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul) e uma pessoa com alta médica hoje.

Ao todo, desde o início da pandemia, foram 63 óbitos no município, 11.984 casos notificados e 2.694 curados, além de 8.879 casos descartados e 38 em investigação.

Fábrica trouxe investimentos e milhares de oportunidades de emprego

Em setembro de 2021, a nova indústria de produção de celulose, a Suzano, instalada em Ribas do Rio Pardo, começou a qualificar a mão de obra. Quatro meses antes, houve a divulgação com investimentos na ordem de R$ 14 bilhões e cerca de 10 mil oportunidades de emprego, até o ano de 2024.

Dessa forma, surgiram oportunidades de emprego para qualificação na silvicultura e como operador de máquinas agrícolas, ajudante florestal, mecânico, motoristas, entre outras vagas.

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS