21 C
Paranaíba
sábado, 20 abril, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesChina pode abrir ainda mais para exportação de proteína animal, diz Vander...

China pode abrir ainda mais para exportação de proteína animal, diz Vander após viagem

Deputado defendeu espécie de intercâmbio com universidades do Estado e centro tecnológico no país asiático.

O deputado federal Vander Loubet (PT) desembarcou neste domingo (16) em Brasília (DF) após missão oficial na China. Ele foi o único representante do Centro-Oeste na comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para ele, houve avanços na área de comércio exterior, que pode favorecer Mato Grosso do Sul. “Avançamos bastante no agro. Podemos abrir nossos mercados para novas proteínas animais, como frango e suínos. Vai beneficiar muitos os produtores do Estado e os frigoríficos que querem exportar para a China”, comentou.

Ele citou que Lula e o presidente chinês, Xi Jinping, assinaram 15 acordos que vão trazer R$ 15 bilhões em investimentos. O deputado ainda conta que visitou um centro tecnológico da Suzano em Xangai.

O espaço foi implantado com apoio de universidades chinesas. Vander sugeriu uma espécie de intercâmbio com instituições do Estado, o que despertou o interesse dos asiáticos.

“Estivemos na inauguração de um centro tecnológico que a Suzano construi junto com universidades chinesas. Como nosso Estado tem fábricas de papel e celuloses, defendi que universidades do Estado participem também e eles ficaram muito interessados”, relatou.

Além disso, o parlamentar participou de reuniões com empresários chineses e ressaltou a importância da visita para o Brasil e para Mato Grosso do Sul.

“Essa viagem, somadas com as que o presidente Lula fez à América do Sul e aos Estados Unidos colocaram o Brasil de volta no jogo geopolítico. Precisamos de parcerias internacionais para fortalecer nosso desenvolvimento. Nós exportamos commodities e precisamos de infraestrutura. A China quer nossos produtos e podemos trazer de lá muitos produtos, então temos que aproveitar essa parceria estratégica”, avaliou.

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS