21.1 C
Paranaíba
sexta-feira, 29 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesCom aumento expressivo de casos Covid, SES amplia leitos e reforça testagem...

Com aumento expressivo de casos Covid, SES amplia leitos e reforça testagem nos municípios

Durante a live da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta quarta-feira (02) o titular da pasta, Geraldo Resende repercutiu o expressivo aumento de casos registrado ontem (01) que bateu recorde de toda pandemia com 4.902 casos confirmados, além da média de 14 óbitos por dia na última semana. 

“Nós que tivemos aí algumas semanas com zero casos, isso nos preocupa muito. Há uma pressão grande no Sistema de Saúde, temos corrido para abertura de leitos e estamos tendo muita dificuldade porque há equipes contaminadas e essas equipes estão esfaceladas, ou seja, não há equipes completas. E nós queremos partilhar com vocês, porque a luta contra a Covid e de várias outras doenças é uma luta que temos que fazer em conjunto com a população”, pontuou. 

Em seguida, Resende falou do esforço do Governo do Estado em ampliar o número de leitos para atender a demanda. “Estamos trabalhando para abertura de UTIS, já abrimos 15 leitos em Dourados, 10 de UTI e 5 clínicos no Hospital Evangélico, abrimos 10 leitos de UTI em Ponta Porã, 10 leitos de UTI em Amambai, já estamos funcionando 5 leitos novos em aparecida do Taboado, 5 leitos em Costa Rica, abrimos 10 leitos de UTI em Três Lagoas, e estamos trabalhando para abertura de mais 10 leitos de UTIS. já disponibilizamos para Campo Grande a possibilidade de abrir 35 leitos de UTI no Hospital Regional”.  

A ampliação da testagem nos municípios também tem sido necessário, e o titular da SES destacou que as equipes de saúde tem atuado nesse sentido. “Vamos duplicar as testagens em Dourados, pois o município não está dando conta de atender a demanda. Aqui em Campo Grande temos auxiliado com um número maior de testes. Nós temos feito a distribuição de testes em Campo Grande e abrimos em parceria com a Cassems o drive thru que está fazendo cerca de 700 exames por dia. Aumentamos a testagem em Três Lagoas e também reforçamos a testagem em Corumbá. Essa semana recebemos um quantitativo significativo de testes, mais de 190 mil e vai chegar mais, e nós estamos reforçando o encaminhando de testes aos 79 municípios para que as pessoas possam fazer”. 

A secretária adjunta da SES, Cristinne Maymone enfatizou a importância da vacinação como medida de prevenção para os casos graves da doença. “É importante que você tenha essa consciência, nesse momento nos estamos aqui fazendo o que melhor a saúde pode fazer ampliando leitos, disponibilizando testes e propiciando vacina pra você. Mas é importante que você faça escolhas que dizem respeito a toda nossa sociedade e coletividade, com a vacina, o uso da máscara e evitando se expor a aglomerações. A Omicron é altamente transmissível, a melhor maneira de prevenir é não pegar a doença”. 

Boletim quarta-feira

Boletim epidemiológico divulgado pela SES logo após a transmissão, registra 3.006 novos casos de Covid no Estado para esta quarta-feira (02). Os municípios com mais casos são Campo Grande (+1.294), Amambai (+153), Coxim (+127), Ponta Porã (+120) e Sidrolândia (+105). Na atualização a média móvel ficou em 3.138. 

Nas ultimas 24 horas também foram confirmados 16 óbitos pela doença. As mortes registradas são de pessoas que residiam em Campo Grande (8), Corumbá (2), Bela Vista (1), Dourados (1), Itaquiraí (1), Nova Alvorada do Sul (1), Ponta Porã (1) e Três Lagoas (1). A média móvel está em 13,9. 

Confira aqui o detalhamento do boletim divulgado nesta quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022. 

Dezembro x Janeiro

No comparativo entre os meses de dezembro e janeiro, o aumento de casos teve uma variação de 2.572,4%. Durante todo o mes de dezembro foram confirmados 1.603 casos da doença, enquanto em janeiro os positivos totalizaram 42.839 no Estado. 

No último mês de 2021, foram registradas 32 mortes pela doença, e em janeiro foram 159.  Uma variação de 396,9% no período. 

FONTE: GOVERNO DO MS

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS