28.8 C
Paranaíba
sexta-feira, 29 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEstadoCom maioria dos adultos vacinados, casos de covid aumentam 119% em crianças

Com maioria dos adultos vacinados, casos de covid aumentam 119% em crianças

A faixa etária de pessoas entre zero e nove anos teve maior aumento de casos de covid-19 entre os anos de 2020 e 2022, em Mato Grosso do Sul. De acordo com levantamento do Campo Grande News, com base em dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), as infecções registraram crescimento de aproximadamente 119%.

Em seguida, o grupo que teve o segundo maior aumento (78%) foi o de pacientes entre 10 e 19 anos.

Desde o início da pandemia, conforme dados da SES, 29 crianças ou adolescentes morreram em decorrência da covid-19. Em relação a todas as vítimas, de qualquer idade, cerca de 94% das mortes registradas estavam sem ciclo vacinal completo neste ano.

Como já noticiado anteriormente pelo Campo Grande News, todas as crianças que morreram com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em 2022, provocada por covid-19, não haviam sido vacinadas contra o coronavírus. Foram sete no total.

O levantamento foi feito com base nos dados do Ministério da Saúde, com pacientes entre um a 15 anos, com óbitos registrados em fevereiro (6) e em janeiro (1).

Crianças com mais de 12 anos foram incluídas na campanha de vacinação somente em meados de agosto do ano passado, e apenas neste ano, que a população abaixo dos 12 começou a receber doses. Somente neste mês de julho a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permitiu a vacinação de crianças de três a quatro anos, com doses de Coronavac.

Outras faixas etárias – O aumento se deu em todas as faixas etárias nos últimos dois anos, mas foi mais significativo entre o público infantil.

Entre os adultos, os que mais se contaminaram desde 2020 foram os que tinham acima dos 90 anos, com acréscimo de 48,26%. Em segundo lugar, estão os idosos de 70 a 79 anos, com percentual de 44,16%.

Vacinação – De acordo com o vacinômetro da SES, foram aplicadas ao todo 5.877.853 doses, o que representa 78.78% da população sul-mato-grossense vacinada contra a doença. Em Campo Grande, são 76.57% dos moradores com pelo menos duas doses da vacina.

A cidade também avançou no reforço da vacina na última semana, liberando a 4º dose para a população com 35 anos ou mais, além de idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com imussupressão. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS