21.1 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesCom previsão de menos doses de vacina, MS ameaça entrar na Justiça...

Com previsão de menos doses de vacina, MS ameaça entrar na Justiça contra Ministério da Saúde

O anúncio feito pelo Ministério da Saúde de que haverá mudança na metodologia para distribuição de doses da vacina contra covid, com a priorização de estados que ainda patinam na vacinação de pessoas acima dos 18 anos, deve afetar diretamente Mato Grosso do Sul.

Em entrevista coletiva nesta manhã, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que o critério estabelecido para a nova metodologia de distribuição irá obedecer ao número de pessoas acima de 18 anos em cada estado que ainda não recebeu vacinas. Esse número é obtido pela subtração da população total acima de 18 anos pelas doses distribuídas até o momento.

Com isso, Mato Grosso do Sul, que já tem quase 100% de sua população adulta vacinada, deve receber um número bem menor de doses. “Não fizemos o cálculo ainda, mas deve ser (menos doses)”, disse o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

Ainda segundo o titular da pasta, caso essa previsão se confirme, o Governo deverá entrar na Justiça para exigir o mesmo número de doses que estava recebendo, a exemplo do estado de São Paulo, que questionou o Ministério da Saúde juridicamente e ganhou a causa.

“Essa medida penaliza quem foi eficiente. Se isso acontecer vou levar ao governador e pedir que nós entremos na Justiça”, finaliza Geraldo.

Ainda não há previsão para nova remessa de doses. Mato Grosso do Sul tem 38% da população completamente vacinada, com 2.734.00 doses aplicadas, das quais 2.692.802 em pessoas acima de 18 anos ou grupos prioritários, o que representa pouco mais de 88% deste público.

Aplicação da 3ª dose

A nova determinação do Ministério também pode impactar os planos do Estado em vacinar idosos acima de 60 anos com a terceira dose da vacina contra Covid-19. A aplicação depende de aval do próprio Ministério, que já afirmou que deve liberar a nova etapa para idosos e profissionais da saúde, contudo, data ainda não foi anunciada.

Caso seja aprovada pelo Ministério da Saúde, a aplicação da 3ª dose da vacina em idosos deve se tornar prioridade na campanha de imunização contra o coronavírus em Mato Grosso do Sul. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou um estudo sobre o aumento de mortes em idosos e tem defendido a dose de reforço neste público.

Como o Estado iniciou a vacinação dos adolescentes no último fim de semana, a Saúde de MS entende que os idosos devem ser priorizados. Os adolescentes, que atualmente são vacinados com a Pfizer, poderão ser imunizados com Coronavac.

Midiamax

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS