22 C
Paranaíba
quarta-feira, 19 março, 25
spot_img
spot_img
InícioCidadeContas de Ronaldo Severino são reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado

Contas de Ronaldo Severino são reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado

As contas do ano de 2019 do ex-prefeito de Paranaíba, Ronaldo José Severino de Lima, foram reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS). O conselheiro Flavio Kayatt emitiu parecer contrário à aprovação das contas, em decorrência de diversas irregularidades, sem prejuízo da apreciação dos demais atos praticados no mesmo período.


Na análise da prestação de contas, os conselheiros tomaram a decisão de reprovar, após identificar às infrações como: ausência de dados e documentos de remessa obrigatória; cancelamento de restos a pagar processados sem a apresentação de justificativa; remessa incompleta dos extratos bancários.


Outras inconsistências encontradas nos demonstrativos contábeis foram: realização de despesa sem prévio empenho; falta de empenho no exercício correspondente de despesas de pessoal; análise do balanço financeiro prejudicada; saldo para o exercício seguinte registrado a título de “caixa e equivalentes de caixa” divergente dos valores registrados no ativo financeiro do balanço patrimonial.


A decisão recomenda ao atual Ordenador de Despesa, para que observe com maior rigor as normas legais que regem a Administração Pública, corrigindo as falhas de natureza contábil aqui apuradas e aprimorando a transparência dos dados contábeis.


O TCE/MS está comunicando à Câmara Municipal sobre a emissão de Parecer Prévio Contrário à Aprovação. Caso os vereadores acatem o parecer do Tribunal de Contas, o ex-prefeito pode ser considerado inelegível. Porém, a Câmara Municipal não é obrigada a seguir a orientação do TC-MS.


Procurado pela reportagem, o ex-prefeito Ronaldo Severino ressaltou que “não houve corrupção” e tampouco “ficou sabendo que fora intimado”. Ele argumentou que as inconsistências apontadas na análise das contas, eram de responsabilidade de assessorias contratadas para auxiliar o Município, e que, no entanto, não realizaram o trabalho adequado.

Principais notícias

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS