20.5 C
Paranaíba
sexta-feira, 29 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesCoronavírus: Governo de MS prepara regras para fim do uso de máscara...

Coronavírus: Governo de MS prepara regras para fim do uso de máscara em lugares fechados

após queda no número de casos de covid, está elaborando um documento com recomendações a serem encaminhadas ao Comitê do Prosseguir (Programa de Segurança da Economia e da Saúde), entre elas a flexibilização do uso de máscaras, agora em locais fechados.

Segundo o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, as medidas serão discutidas durante reunião e anunciadas para a população nos próximos dias. 

“Estamos tomando algumas medidas e elaborando um documento para encaminhar ao Comitê do Prosseguir. São recomendações que entendemos que, neste momento, são válidas. Alguns estados, por exemplo, acham precoce a retirada de máscaras, enquanto outros já tomaram decisões. Nós já abolimos em locais abertos e agora discutimos as medidas em locais fechados”, afirmou o secretário. 

Conforme Resende, os critérios a serem discutidos são baseados em orientações científicas e com base na queda dos casos de covid em Mato Grosso do Sul. “Vamos discutir os dados, em especial os últimos 7 dias, além do número de hospitalizações. Após estudar tudo isso, vamos tomar a decisão e, certamente, divulgar para a população”, finalizou.

MS caminha para tratar doença como endemia

Mato Grosso do Sul atingiu mais de 90% da meta vacinável, na última semana de fevereiro deste ano e caminha para tratar a Covid-19 como uma doença endêmica, algo que inclusive já é discutido em outros estados brasileiros e países do exterior. Atualmente, o novo coronavírus é considerado uma pandemia, quando a doença é encontrada em mais de um continente, com transmissão comunitária. 

“Nós tivemos a meta atingida e estamos discutindo com diversos gestores. Neste momento, temos especialistas apontando que doença deixará de ser pandêmica para endêmica, assim como é a influenza e outras doenças virais. Desta forma, a covid vai estar dentro do calendário de vacinas, como algo regular”, explicou Resende. 

Com a queda de 80% na busca por testes de covid-19, a SES e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), desativaram os drives que realizavam os testes de Covid-19, bem como as barreiras sanitárias, não só em Campo Grande como algumas cidades do Estado. 

Segundo o assessor militar da SES, coronel Marcello Fraiha, os drives da Cassems/Corpo de Bombeiros foram desativados no último dia 28 de fevereiro. Ele explica que, das 1,3 mil vagas disponibilizadas diariamente, muito menos da metade estavam sendo preenchidas.

“É uma queda extremamente considerável. Em poucas horas 100% das vagas disponibilizadas eram preenchidas, mas, no penúltimo dia de testagem, por exemplo, apenas 21% delas foram preenchidas”, disse Fraiha.

De acordo com a Sesau, houve também no município a percepção da grande abstenção das população nos drives, principalmente porque os testes eram agendados. A Secretaria comentou que, pelo fato dos testes nas unidades de saúde serem de demanda espontânea, eles continuam sendo ofertados em cerca de 50 locais na capital sul-mato-grossense. Em janeiro, houve muita procura por testes devido às festas de final de ano, mas, o número já caiu significativamente.

O Secretário Geraldo Resende também destacou a queda da procura. Neste período do pico, no entanto, ele ressaltou que não faltaram testes e que “a onda de crescimento” da doença é sazonal. “Do final de fevereiro ao início de março tivemos um aumento substancial, de 80%, na procura. Aqui, de janeiro para fevereiro, foram de 42 mil para 78 mil casos de covid-19, um aumento de 82%. O número de óbitos subiu de 170 para mais de 400, um aumento de 122% de janeiro para fevereiro. Agora, esta onda já está diminuindo, fruto da Ômicron que já foi responsável por 100% dos casos e a busca pelas doses de reforço”, avaliou. 

Drive-thrus ofereceram 50,6 mil vagas para testes 

A SES divulgou, no último dia 1°, um balanço dos drive-thrus de testagens realizadas em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. O serviço de testagem nos drive-thrus foi encerrado na segunda-feira (28) e ofertou 50.634 vagas para população sul-mato-grossense, entre os dias 15 de janeiro a 28 de fevereiro de 2022. Deste total, 44.612 foram agendadas e 6.022 vagas não foram preenchidas.

Conforme levantamento da SES, dos 44.612 testes agendados, 37.223 foram realizados — sendo 12.280 positivos para a Covid-19 —, correspondendo a 32,98% de índice de positividade. Já os outros 6.179 testes não foram realizados porque não houve o comparecimento de pacientes.

O drive-thru com maior volume de atendimento foi o de parceria com a Cassems, com 28.217 testes rápidos de antígeno realizados. Em seguida, fica Dourados também no ponto de parceria com a Cassems, com 11.551 testes realizados. O drive-thru de Três Lagoas em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria Municipal de Saúde realizou 4.844 testes neste período.

Rio de Janeiro retirou obrigatoriedade das máscaras

Nesta terça-feira (8), um dia após a prefeitura do Rio de Janeiro se reunir com o comitê científico, foi definida a desobrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. Com isso, o Rio se tornou a primeira capital do país a tomar a medida. O decreto foi publicado pelo prefeito Eduardo Paes.

FONTE: MIDIAMAX

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS