20.4 C
Paranaíba
sexta-feira, 29 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaques"Covardia": amigos e artistas mobilizam protesto e pedem justiça após agressão

“Covardia”: amigos e artistas mobilizam protesto e pedem justiça após agressão

Amigos do artista plástico Jonir Benedito de Figueiredo, de 71 anos, brutalmente agredido em um bar de Campo Grande, se mobilizam para protestar em frente à FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), a partir das 10h desta segunda-feira (16).

Jonir está internado na Santa Casa com dois coágulos no cérebro e o estado de saúde inspira cuidados. Há registro do caso na polícia, mas a reportagem não obteve retorno sobre as investigações. A dona do bar onde os envolvidos estavam, por exemplo, nem foi contactada pela polícia para prestar depoimento e auxiliar na apuração dos fatos.

A amiga pessoal de Jonir e integrante do Conselho de Artes Visuais da Capital, Thalya Palhares, afirmou que o protesto pacífico é para pedir justiça. “Nós artistas repudiamos qualquer forma de agressão, não ficaremos calados diante a covardia à um amigo, artista e idoso, queremos Justiça”, diz.

Jonir Figueiredo está na Santa Casa. (Foto/Divulgação)
Os amigos também cobram uma atitude das autoridades policiais, inclusive da FCMS.

“Deixar passar em branco essa situação é negar que possa acontecer novamente com outros artistas e os órgãos fingirem que não está acontecendo nada. A gente quer ver qual o posicionamento da Fundação. Esperamos que se manifestem e tomem uma medida sobre o acontecido, pois o cara está impune”, completa.

Thalya descreve sobre a importância de Jonir na cultura sul-mato-grossense. “Estou muito triste com o que aconteceu com ele. O Jonir é um artista que leva o nome do Estado para fora com a arte dele. Querido, brincalhão, que está sempre disposto a ajudar as pessoas e que é extremamente importante na nossa cultura. Isso não pode ficar impune, não deve ser esquecido e deixado na gaveta”, pondera.

O autor, como o próprio Jonir descreve em boletim de ocorrência do dia 29 de dezembro, é o namorado de uma amiga, artista visual, que teria agido por ciúmes.

Agressão – A violência ocorreu no dia 20 de dezembro e três dias depois Jonir Figueiredo foi encontrado inconsciente em casa, com vários ferimentos. Ele passou pelo Hospital Evangélico e agora, na Santa Casa, com dois coágulos no cérebro, precisa de cirurgia.

A dona do bar, Luanna Peralta, contou ao Campo Grande News que não presenciou a agressão, mas correu ao local assim que ficou sabendo. Ela relata que não conhece Jonir pessoalmente, somente a artista visual que o levou até o estabelecimento. “Era a primeira vez que ele estava frequentando”.

Luanna, dona do bar onde ocorreu agressão contra artista. (Foto: Henrique Kawaminami)
Luanna diz que as testemunhas que estavam no bar são unânimes em relatar quem foi o agressor, marido da amiga de Jonir. “Estava cedo, por volta das 21h30, um ambiente muito tranquilo. Quando me avisaram, fui e ele só tinha um corte no rosto. Quis ir embora e como o telefone estava quebrado, dois amigos chamaram motorista de aplicativo”, conta.

Mesmo Jonir relatando que as agressões teriam sido motivadas por ciúmes, Luanna afirma que desconhece a causa. A proprietária disse que ficou sabendo dias depois sobre o quadro de saúde de Jonir e foi pega de surpresa. Depois, procurou mais informações. “Aqui não tem câmera, mas próximo tem e na defensoria também. Esse agressor tem que ser identificado, encontrado”, pontua.

Jonir registrou boletim de ocorrência no dia 29 de dezembro, onde discorre que a violência foi cometida pelo namorado de uma amiga e o motivo seria ciúmes. Esse registro foi feito na Depac/Centro (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário).

A reportagem fez contato com a 1ª Delegacia de Polícia da Capital, mas não obteve resposta acerca da investigação. Até o momento, a dona do bar não foi ouvida pela polícia.

Também foi feito contato com a amiga citada na reportagem, a artista visual que levou Jonir até o bar e é esposa do suspeito das agressões. Em breve áudio, ela afirma que analisará um possível retorno ao Campo Grande News, mas que a história está “distorcida”. “Começou por parte do Jonir, então para poupar a imagem dele a gente resolveu não falar com a imprensa sobre isso”.

A reportagem também entrou em contato com o presidente da Fundação de Cultura, Max Torres, mas ele não atendeu às ligações.

Quadro de saúde – Os amigos relatam que o estado de saúde de Jonir é delicado e inspira cuidados. Como não tem plano de saúde, amigos pedem ajuda por PIX para arcar com a realização de uma cirurgia por causa de dois coágulos no cérebro. O PIX é o CPF: 10388109149 – Jonir Benedito de Figueiredo. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS