20.4 C
Paranaíba
sexta-feira, 29 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioBrasilCovid: brasileiros se preparam para iniciar testes da vacina em forma de...

Covid: brasileiros se preparam para iniciar testes da vacina em forma de spray

Grupo que reúne pesquisadores da USP, Unifesp e Fiocruz trabalha para criar imunizante nacional eficiente, barato e de fácil aplicação

Um grupo que reúne pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trabalha na criação de uma vacina que pretende bloquear a entrada do coronavírus ainda no nariz.

O imunizante será administrado como um spray basal e a proposta é que tenha baixo custo e ofereça proteção duradoura contra o coronavírus, incluíndo suas variantes.

“Uma das vantagens da imunização nasal é que ela gera uma imunidade local no nariz, na orofaringe [parte da garganta logo atrás da boca] e nos pulmões. É exatamente o ‘território’ ideal para impedir a consolidação de uma infecção pelo Sars-CoV-2″, explica Edécio Cunha-Neto, professor da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (InCor).

Imunidade duradoura e eficaz
Segundo ele, o objetivo é que o spray nasal gere anticorpos neutralizantes duradouros e estimule de uma maneira robusta a resposta celular — que é propiciada pelas células T.

Para isso, os pesquisadores estão desenvolvendo um antígeno que conterá a região da proteína S (spike, presente na superfície do vírus) que se liga às células humanas de três ou quatro variantes ao mesmo tempo.

Atualmente, a equipe está testando 25 combinações de proteínas para definir qual funcionaria melhor como antígeno. Já foram realizados testes em camundongos com bons resultados e o esperado é iniciar os ensaios clínicos em humanos no ano.

FONTE:METRÓPOLES

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS