CURSOS DO CPAR SÃO AVALIADOS COMO “MUITO BOM” NO GUIA DA FACULDADE DO ESTADÃO

0
14

Desde 2019 o jornal O Estadão de São Paulo e a Quero Educação, umas das principais startups de educação do Brasil, realizam o Guia da Faculdade Estadão. Avaliadores voluntários analisam e classificam cursos de graduação, presenciais e à distância, de todo o país.

Segundo a informação disponibilizada no site Estadão, a avaliação dos quase 16 mil cursos superiores do país é feita através da avaliação por pares. A equipe envia um questionário para o coordenador de cada curso que será avaliado e esse questionário funciona como dado para que os avaliadores deem suas notas.

 Nesse sentido, os avaliadores são convidados para dar três notas de 1 a 5 para cada curso, tanto para qualidade do projeto pedagógico e corpo docente, quanto para a infraestrutura do local, considerando as condições materiais e equipamentos oferecidos. Cada curso é avaliado por seis professores.

O Guia da Faculdade de 2021 foi divulgado e os três cursos do CPAR foram classificados com quatro estrelas (Muito bom) pelos avaliadores. O ranking diz respeito à avaliação de milhares de professores de ensino superior sobre o curso,  com foco em três pontos principais: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

O  coordenador do curso de Administração, Dalton de Sousa, diz que “Recebemos com alegria a classificação de nosso curso de Administração com as 4 estrelas do Guia de Faculdades do Estadão. É o resultado do esforço e da dedicação dos docentes e servidores técnico-administrativos para oferecer um curso de qualidade aos estudantes. O curso é nota 4 também no MEC e este resultado corrobora aquilo que fazemos com esmero. Estamos em uma unidade pequena de nossa universidade, em uma cidade do interior, mas nada disso tem impedido nosso desenvolvimento, mesmo em tempos de pandemia. Um dos grandes desafios do curso na década passada foi a consolidação de seu corpo docente. Hoje, temos professores nas diversas áreas da Administração, todos altamente qualificados, o que nos traz a convicção de que podemos avançar ainda mais. Temos professores doutores nas áreas de administração, economia, ciências contábeis, educação e até agronomia. Além do ensino de qualidade, queremos nos aproximar mais da comunidade por meio de projetos de extensão. Um bom exemplo disso é o projeto coordenado pelo Prof. Odirlei Fernando Dal Moro, ‘Economia e Negócios’, que envolve a maioria dos professores e tem levado conhecimento de qualidade à sociedade por meio da Rádio Liberdade FM em Paranaíba e também pela Universitária FM em Campo Grande. A pesquisa avança com diversos projetos e contamos com alunos bolsistas e voluntários de iniciação científica. Em breve, teremos a segunda turma do MBA Gestão Estratégica de Organizações.”

O professor Dalton acrescenta, apontando que “nossos estudantes, mesmo neste tempo de pandemia, têm desenvolvido diversas atividades na Empresa Júnior, oferecendo aos seus componentes a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos do curso. Empresas de Paranaíba têm buscado apoio em nosso curso, gerando oportunidades para estágios e consultoria júnior. Por outro lado, boa parte dos discentes do curso já estão no mercado de trabalho, com boas perspectivas de carreira, graças às oportunidades abertas por cursarem Administração noturna. Enfim, entendemos e assumimos com vigor nossa responsabilidade diante da comunidade interna e também da sociedade que nos acolheu. Vamos avançar ainda mais.”

O professor Alexandre Peres, coordenador do curso de Psicologia, relata sobre a avaliação do curso no Guia: “Esse é um ótimo resultado, que nos coloca entre os melhores cursos de Psicologia do país e que representa o reconhecimento em nível nacional do trabalho que professores, técnicos e alunos, incluindo nossos egressos, vêm realizando. É o terceiro ano consecutivo que mantemos esse resultado, o que indica que estamos conseguindo consolidar boas práticas de ensino-aprendizagem. Mas, ao mesmo tempo que é um sinal de prestígio, os resultados da avaliação  também representam oportunidade de aprendizagem ao nos apontar necessidades de aprimoramento do curso.”

Ainda, o  coordenador do curso de matemática, Thiago Donda, também fala da avaliação do curso: “Essa é uma importante avaliação nacional dos cursos de graduação e nós conseguimos quatro estrelas, isso significa que nossa avaliação aumentou desde o ano passado. Recebemos essa notícia com muita alegria, porque ela representa esforço de toda a instituição, tanto administrativamente quanto dos professores, para que a gente conseguisse dar uma formação de excelência para nossos alunos, quanto a implementação e organização da nossa estrutura: temos uma ótima biblioteca, com livros atualizados; com laboratórios de ensino de matemática e de informática que proporcionam a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Juntamente com um projeto pedagógico atualizado, essa infraestrutura vem sendo melhorada gradativamente ao longo dos anos e impacta nessa nota quatro estrelas.”

Ele acrescenta que “é preciso ressaltar a qualidade do corpo docente do curso, praticamente todos os professores do curso têm doutorado, alguns com pós-doutorado e outros estão em formação para serem doutores na área. Além disso, temos professores trabalhando em programas de pós-graduação, orientando mestrado e doutorado. Os professores também desenvolvem pesquisas que impactam no ensino e proporcionam atividade de extensão.”

O professor Thiago finaliza com uma fala muito importante para o CPAR: “Essa nota quatro vem brindar, tanto o esforço institucional, da UFMS como um todo, em proporcionar essas atividades, quanto o esforço individual e coletivo dos professores, técnicos e terceirizados que possibilitam um ambiente muito propício para uma formação de excelência. Estamos muito felizes e satisfeitos com a avaliação e esperamos que ela possa contribuir para estarmos sempre melhorando.”

FONTE: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL