Datafolha: Tebet foi a melhor no debate; Bolsonaro, o pior, mostra pesquisa (UOL)

0
237
FOTO: REPRODUÇÃO VÍDEO BAND

UOL

https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/08/28/datafolha-tebet-se-sai-melhor-ate-agora-e-bolsonaro-pior-diz-pesquisa.htm/

A candidata à Presidência pelo MDB, a senadora Simone Tebet, teve a melhor avaliação no debate presidencial de hoje (28), segundo a pesquisa qualitativa realizada pelo Datafolha com 60 pessoas em tempo real. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, foi o pior, na avaliação dos participantes.

A pesquisa não é representativa da população brasileira e visa mostrar a percepção de eleitores indecisos sobre seu voto ou que pretendem votar em branco ou nulo em outubro.

Os participantes foram divididos em três salas virtuais e responderam perguntas por meio de um aplicativo. Eles classificaram as respostas dos candidatos a perguntas propostas nos debate, em uma escala de péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.

Melhor participação.

Simone Tebet teve o melhor desempenho no debate, mostra pesquisa qualitativa Imagem: Reprodução UOL

A atuação de Tebet recebeu a melhor avaliação nos três blocos do evento. A candidata emedebista recebeu 43% dos votos, seguida de Ciro Gomes (PDT), com 23%. O petista Luiz Inácio Lula da Silva e Bolsonaro empataram na terceira posição, com 10%. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) recebeu 2% dos votos e Felipe D’Ávila (Novo), com 8%.

Pior participação.

Bolsonaro teve o pior desempenho no debate, mostra pesquisa qualitativa Imagem: Reprodução UOL

Cinquenta e sete pessoas votaram na pesquisa qualitativa do Datafolha sobre qual candidato se saiu pior no debate presidencial. O vencedor, com 51% dos votos, foi Bolsonaro. Lula ficou na segunda posição, com 21%, e Soraya, com 14%. Felipe d’Ávila (Novo) teve 7% dos votos, enquanto Simone Tebet (MDB) recebeu 5%. Já Ciro Gomes (PDT) reuniu 2% dos votos dos participantes.

Percepções. Após o debate, o sentimento dos eleitores que participaram da pesquisa misturou:

  • . Surpresa: causada pelo desempenho dos candidatos considerados mais desconhecidos, especialmente Tebet. Para os entrevistados, ela demonstrou “firmeza em suas palavras”.
  • . Decepção: provocada pelos ataques pessoais, principalmente entre Lula e Bolsonaro. Para os ouvidos na pesquisa “ambos pareceram mais preocupados em atacar um ao outro” do que apresentar suas propostas.

A avaliação bloco a bloco

Terceiro bloco.

Veja avaliação de desempenho dos candidatos no terceiro bloco do debate Imagem: Reprodução UOL

Ciro foi o candidato com maior índice de avaliação ótima ou boa nesta etapa (68%). Tebet teve a segunda melhor taxa de avaliação ótima ou boa (67%) Bolsonaro teve o maior percentual de avaliação ruim ou péssima (46%) Lula teve o maior índice de avaliação regular (35%)

Segundo bloco.

Tebet tem a melhor avaliação no segundo bloco, e Bolsonaro, a pior, mostra pesquisa qualitativa Imagem: Reprodução UOL

Nesta etapa, a senadora Simone Tebet (MDB) foi a que teve melhor avaliação (37% dos votos), enquanto Ciro Gomes (PDT) ficou 22% e Felipe D’Ávila (Novo), com 8%. Já o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, foi considerado o concorrente com pior desempenho (45% dos votos). Lula apareceu como o terceiro com pior avaliação (14%).

Durante esta etapa do debate, a candidata emedebista defendeu os direitos das mulheres e criticou a ações de Bolsonaro durante os quatro anos de governo.

Primeiro bloco.

Bolsonaro tem a pior avaliação no primeiro bloco; Ciro e tebet, a melhor, mostra pesquisa qualitativa Imagem: Reprodução UOL

Ao todo, 41% dos participantes consideraram que Bolsonaro se saiu pior, enquanto 21% apontaram Lula e 16% Soraya Thronicke (União Brasil). Bolsonaro tem a pior avaliação no primeiro bloco; Ciro e tebet, a melhor, mostra pesquisa qualitativa Imagem: Reprodução Já Ciro e Tebet tiveram o melhor desempenho, ambos foram apontados por por 31% dos participantes como aqueles que se saíram melhor. Já o atual chefe do Executivo foi apontado por 11% e Lula por 6%.

FONTE: UOL