23.8 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesDisciplina optativa de Empreendedorismo e Inovação tem vagas disponíveis em Campo Grande...

Disciplina optativa de Empreendedorismo e Inovação tem vagas disponíveis em Campo Grande e Paranaíba

Novas turmas da disciplina Empreendedorismo e Inovação serão abertas no primeiro semestre letivo de 2022. Serão 125 vagas, ao todo, com turmas para estudantes de graduação da Cidade Universitária, em Campo Grande, e do câmpus de Paranaíba (Cpar).

A disciplina é optativa, tem carga horária de 68 horas e pode ser oferecida no formato presencial ou EaD (Ensino à Distância), de acordo com a escolha dos docentes. O objetivo é que os graduandos desenvolvam o espírito empreendedor e possam aplicar o conhecimento no mercado. Os professores foram capacitados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), fruto de um acordo de cooperação entre a instituição e a UFMS.

A secretária de Empreendedorismo e Inovação da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova), Mariana Marcondes, explica que a matéria é ofertada desde 2018 na Universidade, mas as aulas passaram a ser oferecidas também no formato on-line devido à pandemia. “A disciplina possui a metodologia do Sebrae, permitindo que os alunos tenham acesso a ferramentas básicas de gestão”.

A gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae, Priscila Veloso, afirma que a capacitação dos professores foi feita na modalidade EaD. “Durante a pandemia, fizemos a virada de chave que foi adaptar [a disciplina] para o ambiente on-line, para que a Universidade continuasse a aplicar mesmo à distância, seja com aulas síncronas ou assíncronas”.

O diferencial da metodologia é que as aulas são construídas com foco nos estudantes de nível superior, enquanto os outros cursos de empreendedorismo disponíveis no mercado buscam atingir quem já tem um negócio. “O diferencial é o know how que o Sebrae tem no ensino do empreendedorismo”, ressalta a gestora.

A disciplina será ofertada para acadêmicos do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) e das faculdades de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) e de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), na Cidade Universitária, e no câmpus de Paranaíba. “O diferencial da metodologia é que une professores e alunos de cursos e áreas diferentes, o que permite o compartilhamento de experiências”, pontua Mariana Marcondes.

Matrícula

Para os estudantes da Faalc, as aulas serão às quartas-feiras, das 13h às 17h. Serão dez vagas para acadêmicos de Artes Visuais, dez para Letras, cinco para Audiovisual, cinco para Jornalismo e cinco para Música.

A turma conjunta de graduandos da Faeng e do Inisa terá aulas às quintas-feiras, das 13h às 17h. Serão ofertadas 20 vagas para Engenharia Civil, cinco para o curso de Arquitetura e Urbanismo, cinco para Engenharia Ambiental, cinco para Engenharia de Produção, cinco para Engenharia Elétrica, cinco para Geografia, três para Fisioterapia e duas para Enfermagem.

No câmpus de Paranaíba, as aulas serão realizadas às terças-feiras, das 18h50 às 23 horas. Será formada uma turma com 40 estudantes: há 14 vagas para o curso de Administração, 13 para Matemática e 13 para Psicologia.

O período de matrícula na disciplina será entre esta quinta, 3, e sexta-feira, 4. Para os interessados, basta selecionar a disciplina no Sistema Acadêmico (Siscad). “Empreendedorismo e Inovação” estará listada entre as matérias dos cursos ofertantes.

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS