As eleições unificadas para os membros dos conselhos tutelares de todo o país acontecem no dia 1º de outubro de 2023, das 8h às 17h. Esta será a primeira vez que a Justiça Eleitoral apoiará o pleito comunitário nacionalmente com o empréstimo de urnas eletrônicas.
Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) já estão configurando as urnas eletrônicas que serão emprestadas pela Justiça Eleitoral (JE) para a realização das eleições unificadas para os conselhos tutelares de todo o Brasil. Os equipamentos são do mesmo modelo utilizado nas Eleições Gerais de 2022, realizadas em outubro.
A campanha para a eleição de Conselheiro Tutelar em Paranaíba ganhou as redes sociais com a força de uma eleição para vereadores, com pedido de votos e entrega de santinhos. O que diferencia da eleição majoritária, em que o voto é obrigatório, é que a eleição do conselheiro é facultativa, mas realizada por sistema de urna eletrônica.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, está com tudo organizado para a eleição em Paranaíba. As urnas serão instaladas na Escola Municipal Major Francisco Faustino Dias, na Rua Jaime Queiroz de Carvalho, 760, bairro Santo Antônio, das 8h às 17h.
Poderão votar todos os cidadãos maiores de 16 (dezesseis) anos, inscritos no cadastro de eleitores da respectiva circunscrição, ou seja, ter título de eleitor no município, e se apresentar no local portando o mesmo e documento oficial com foto.Cada eleitor deverá votar em apenas um candidato.
Com regras e restrições, os candidatos tentam convencer os familiares e amigos a votar. A maior parte da campanha está nas redes sociais e grupos de WhatsApp. A maior parte das mensagens busca divulgar a data da eleição 1º de outubro e conscientizar sobre para o que serve o Conselho e suas atribuições.
De acordo com o edital 001 CMDCA 2023, os Conselheiros Tutelares exercerão suas atividades em regime de dedicação exclusiva em jornada de 40 horas semanais, mais plantões noturnos, mais finais de semanas e feriados.
A remuneração mensal dos membros do Conselho Tutelar será de R$3.186,15 (três mil e cento e oitenta e seis reais e quinze centavos). É vedada a concessão de entrevistas individuais e isoladas, como candidato, nos meios de comunicação, exceto em eventos organizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.
Confira os números e os nomes dos candidatos que estarão na cédula de votação, conforme sequência numérica:
Nome e número dos Candidatos:
10 –Patricia
11 – Tauana Kely
12 – Silmo
13 – Joyce Ferreira
15 – Roberta
18 – Natalia Leal
19 – Monitora Katiuscia
22 – Amanda
23 – Valéria Freitas
25 – Emerson Fischer
27 – Katiuscia Personal
33 – Márgila Leal
45 – Marcia Brito
85 – Pr. Neivaldo
Fonte TSE, Prefeitura de Paranaíba