22.6 C
Paranaíba
segunda-feira, 22 abril, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesEm noite histórica é anunciado campus do IFMS em Chapadão do Sul

Em noite histórica é anunciado campus do IFMS em Chapadão do Sul

Chapadão do Sul viveu uma noite histórica nesta quinta-feira, 15 de fevereiro. A Câmara de Vereadores sediou em seu plenário uma reunião com autoridades regionais para anúncio da implantação do 11º campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) é uma instituição pública federal que oferece educação profissional, científica e tecnológica em diferentes modalidades de ensino.

O anúncio foi feito pela Reitora do IFMS, Elaine Borges Monteiro Cassiano, em uma reunião convocada pela Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul, que contou com a participação do Prefeito João Carlos Krug, do Prefeito de Paraíso das Águas, Anízio Andrade, de vereadores e secretários municipais de Chapadão do Sul, de Paraíso das Águas, Costa Rica e de Figueirão. Também de Chapadão do Sul participaram lideranças locais, professores e representantes de entidades como: Fundação Chapadão, Ampasul, Associação Comercial Empresarial e OAB.

O Presidente da Câmara de Vereadores, de Chapadão do Sul, Alírio José Bacca, destacou a importância da vinda do IFMS ao município, que vai beneficiar também os moradores dos municípios vizinhos, que terão mais oportunidade de formação profissional.

João Carlos Krug disse que o município dará total apoio para tornar realidade a chegada do Campus da IFMS a Chapadão do Sul, município que necessita cada vez mais de profissionais qualificados, além de beneficiar toda a região. A chegada do campus do IFMS vai beneficiar diretamente os alunos, futuros profissionais e incrementar a economia local, lembrou o Prefeito.

Segundo a Reitora Elaine Borges, os trâmites para iniciar o processo de implantação se iniciam imediatamente, para que no segundo semestre deste ano de 2024 seja possível conseguir a autorização do Ministério da Educação, para a implantação do campus em Chapadão do Sul.

Segundo a Reitora, o IFMS é uma instituição pública que apresenta resultados, trabalha com transparência (ver site) e oferece educação que vai do EJA, ao técnico, ensino superior com graduação, pós graduação e em 2026 deverá iniciar doutorado, visando a formação integral dos alunos para o mercado de trabalho. Atualmente está com aproximadamente 48 mil alunos matriculados, sendo 13 mil presencial.

Os cursos a serem implantados inicialmente em Chapadão do Sul serão definidos após estudos da realidade econômica do município e região.

Apoio político

A Reitora disse em seu discurso de anúncio do campus, que os vereadores de Chapadão do Sul foram fundamentais para trazer ao município o campus. Ela disse que conta ainda com toda a bancada federal, deputados federais e senadores de Mato Grosso do Sul em que ela classificou como grandes parceiros do IFMS. Será através dessa parceria com os políticos que o IFMS deverá conseguir recursos para a construção da sede própria em Chapadão do Sul.

Até que essa sede não seja construída, funcionará em prédios cedidos pela Prefeitura e até mesmo na Escola Técnica Arlindo Neckel, ao qual elogiou como ótima estrutura, caso haja espaço para compartilhar.

Durante o anúncio foi apresentado um vídeo institucional do IFMS, com apresentação dos 10 campus já instalados em Mato Grosso do Sul, com suas sedes próprias. São grandes estruturas e a de Chapadão do Sul deverá seguir o mesmo padrão, garantiu a reitora.

Fonte: jovemsulnews (Norbertino Angeli)

FONTE: JOVEMSULNEWS

Posto Costa – Alex Queiroz
- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS