Explosão de novos casos de covid preocupa Paranaíba

0
484

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaíba reativou a Central de Covid na segunda-feira (10) e os números do primeiro dia de atendimento já preocupa as autoridades da saúde. Na cidade, foram realizados 250 testes rápidos, dos quais 68 deram positivos para covid-19 e 182 negativos. A UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa local tem um paciente positivo internado.

Depois de ficar semanas sem atendimento especial e a unidade desativada, a impressão era de que a pandemia estivesse controlada. Com as festas de final de ano a pandemia expandiu e é alta a procura não só por suspeita da covid como também da gripe influenza.

O óbito de um homem de 62 anos no sábado (9) está sob investigação por suspeita da gripe influenza.

Conforme divulgação da assessoria da Prefeitura, o prefeito Maycol Queiroz orientou a população para que não haja aglomerações em busca de atendimento. “Evite aglomerações nos PSFs, na Santa Casa, estamos com a Central da Covid aberta para atender vocês. Venham para a Central se você estiver com suspeita de contaminação, aqui é o local mais seguro e vai evitar problemas para as Unidades de Saúde de Paranaíba”, encerrou o prefeito.

De acordo com o boletim, foram realizados 250 testes rápidos, dos quais 68 deram positivo para Covid-19; 182 negativo. Segundo a secretária de Saúde, Franciani Mariano, essa onda que estamos vivendo demonstra uma curva muito acentuada, aumentando significativamente os números de contaminados com a pandemia. “Estamos vivendo um aumento de número de casos muito expressivo e um espaço de tempo muito curto. Felizmente ele não vem acompanhado de aumento de casos graves e internações devido a nossa alta cobertura vacinal”, disse a secretária.

VACINAÇÃO

Paranaíba já aplicou 72.074 doses. De acordo com Celso Costa, coordenador de Imunização, a vacinação da segunda dose em grande parte da população, diminuiu os impactos dessa nova onda, porém, causa grande preocupação. “Vacinamos mais de trinta e três mil pessoas com a primeira dose e quase trinta mil tomaram a segunda dose. Ainda contando com as vacinas de dose única e as de reforço. Realmente o esforço executado para vacinação trouxe resultados benéficos em um momento tão crítico”, disse Celso Costa.

 A Central do Covid está funcionando no mesmo local: Avenida Durval Rodrigues Lopes (Próximo a Funilaria do Edinho). Com horário de funcionamento das 06h30 às 11h e das 12h30 às 16h.

Para agendamento de consultas foram disponibilizados os seguintes números de telefones:

(67) 9 9993-6648;

(67) 9 9993-6681;

(67) 9 9898-1060 (Denúncias)

NO ESTADO

Boletim epidemiológico Covid das últimas 24 horas manteve aumento nos novos casos em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (11) a Secretaria de Estado de Saúde confirmou 610 novas infecções em todo o Estado. A maioria dos novos casos é de Campo Grande, que registrou 224 positivos, seguido de Dourados (48), Corumbá (47), Costa Rica (32) e Coxim (27). A média móvel indica confirmação diária de 766,1 casos nos últimos 7 dias.

Também foram confirmados dois novos óbitos, um de Selvíria e outro de Aral Moreira, que elevam a média móvel para 1,9. Desde o início da pandemia, a doença já levou 9.745 sul-mato-grossenses, e a taxa de letalidade está em 2,5%. “Há um aumento expressivo de casos Covid. Os óbitos nós também já temos um aumento na média móvel dos últimos 7 dias”, avaliou a secretária-adjunta da SES, Christinne Maymone. 

Durante a transmissão ao vivo, Maymone também reforçou a importância da retomada das medidas de biossegurança, incluindo o ciclo completo da vacina.  “A ciência está aí e ela graças a Deus trouxe pra gente a possibilidade da vacinação. Já com a possibilidade da primeira leva da vacina para crianças de 5 a 11 anos chegarem no Brasil ainda nesta semana, no dia 13. Nós já estamos fazendo treinamentos com as equipes vacinais nos municípios, para que consigamos entregar a vacina em tempo muito rápido e nossas equipes estejam prontas para assegurar a efetividade da vacina para essa população”. 

Outro dado que chama atenção no boletim desta terça-feira é o aumento no número de internações pela doença. De ontem para hoje, o número de pacientes internados subiu de 59 para 83, sendo 53 em leitos clínicos e 30 em leitos de UTI. O aumento pode ser observado tanto na rede pública, quanto na rede privada. 

A secretária-adjunta da SES também lembrou da importância da vacina contra a gripe, e reforçou que as equipes de saúde estão empenhadas em acompanhar a atual demanda. “A vacina da gripe está disponível nas unidades de saúde, a vacina da gripe é importante! Você que não tomou no ano passado, tome a vacina. Não se exponha ao risco, use a máscara adequadamente, preserve o distanciamento. As unidades de saúde estão lotadas por sintomas respiratórios. Os municípios todos estão fazendo testagem. Nós do Estado também abriremos mais unidades de testagem. Nosso Lacen está a todo vapor, recebendo amostras e dando resultado em até 24 horas”.

Confira aqui o detalhamento do boletim epidemiológico Covid e Influenza divulgado pela SES nesta terça-feira, 11 de janeiro de 2022. 

Em Paranaíba, o setor de covid está computando manualmente caso a caso com a falha no sistema, o que além de dificultar o trabalho pode não retratar a realidade.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, contraiu o novo coronavírus mesmo tendo tomado as três doses da vacina. O Governdo do Eastado emitiu nota sobre o assunto: