21.1 C
Paranaíba
sexta-feira, 29 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesFesta com quase 3 mil pessoas marca inauguração da ponte dos Coqueiros

Festa com quase 3 mil pessoas marca inauguração da ponte dos Coqueiros

Uma festa que reuniu aproximadamente 3 mil pessoas, de acordo com cálculos do Corpo de Bombeiros, marcou neste domingo (4), a inauguração da ponte dos Coqueiros sobre o rio Santana em Paranaíba. A obra com 48 metros de comprimento e 6 metros de largura, com capacidade para suportar até 70 toneladas, foi construída com recursos próprios da Prefeitura e custou R$ 1,7 milhão, recebendo o nome de ponte Toninho Cervoni.

O prefeito Maycol Queiroz acompanhado de membros da familia Cervoni dirigiu o caminhão boiadeiro que realizou a primeira travessia na obra tão esperada pelos produtores rurais da região. Morador há mais de 52 anos na região, o produtor rural Osvanir Dutra assinalou que a ponte de concreto abre a possibilidade de melhorias em todos os sentidos para ajudar o escoamento da produção da região.

“Antes era só gado e leite, mas agora está entrando a cana, o eucalipto, soja e amendoim e os produtores estavam precisando garantir a saída desses produtos. A obra veio em boa hora e em bom momento”, ressaltou.

Membro do Centro Rural dos Coqueiros, associação que reúne produtores da região que até então estavam pagando elevados fretes para retirada de produtos, ele acredita que agora, os produtores da região podem tornar se mais competitivo no mercado.

Antes da construção da ponte em concreto, a travessia sobre o rio Santana era feita em pontes de madeira, com constante manutenção e riscos em épocas de enchente. O local chegou a ficar interditado em várias ocasiões quando a ponte rodava com as chuvas, lembrou a Sra. Vilma Cervoni.

Moradora no local há 45 anos, proprietária da fazenda Caxambu e viúva de Toninho Cervoni, ela recordou que foram anos, de sufoco. “Era sacrificado para todo mundo e muitas vezes, de madrugada a gente era chamado para ajudar gente que ficava encalhado. A ponte era baixa e a agua ficava por cima”, lembrou.

Um dos moradores mais antigos da região, Nilo de Souza Farias, 92 anos fez questão de tirar uma foto em cima da ponte e contou que foi amigo do avô do ex-prefeito Moacir de Queiroz, avô do atual prefeito. “ Era um sonho dele ter uma ponte segura aqui. Agora o progresso está chegando” afirmou.

Um dia memorável

O ex-presidente do Sindicato Rural Wilberto Amaral durante pronunciamento ressaltou que a obra era um sinal muito bom para o município. “Paranaiba nos últimos anos tem diversificado sua economia. Antigamente era só pecuária e as pontes de madeira era suficiente para o transporte. Agora, com a diversificação, vamos precisar de muitas outras pontes de concreto e tenho certeza serão construídas”, registrou.

“Vamos conseguir verba suficiente para que Paranaiba tenha estrutura logística para que todas as culturas que estão chegando em nosso município tenham condição de transporte” disse Wilberto em nome dos produtores rurais.

O prefeito Maycol Queiroz agradeceu seus familiares, toda sua equipe de secretários e os vereadores de sua base de apoio e os produtores rurais que contribuem com o Imposto Territorial Rural (ITR). Ele reconheceu as dificuldades de administrar uma prefeitura e citou que precisa trabalhar com orçamento enxuto. “Administrar não é facil” reconheceu ao afirmar estava cumprindo um sonho de seu avô, ex prefeito Moacir Queiroz.

“Faço o que o povo gosta e o povo de Paranaiba gosta de trabalho e de uma boa festa. Ainda vou construir mais pontes de concreto, até o fim do mandato. Hoje é um dia memorável”, disse ao saltar do palanque para descerrar a placa de inauguração.

A festa às margens do rio Santana reuniu ao longo do dia quase 3 mil pessoas que desfrutaram do almoço com quatro vacas, leitões, mandioca, arroz e farofa, oferecidos pelos membros do Centro Rural dos Coqueiros e servidos por funcionários e populares que ajudaram na organização.

De 10 h da manhã até o anoitecer, os presentes dançaram ao som do Trio Horizonte, Banda Arco Iris e Romair e Felipe. No período não foi registrado nenhuma ocorrência de vulto por parte do efetivo da Policia Militar presente ao evento. Na saída, era possivel verificar a fila de quilômetros de veículos estacionados em ambos os lados da estrada.

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS