Fotógrafo flagra momento raro de pássaro ‘pescando’ peixe em rio no Pantanal

0
42

Foram feitos vários cliques. Em pós-produção, o fotógrafo selecionou fotos que mostram a sequência da ave no ar até o momento em que entra na água para pescar o peixe, que, entretanto, escapou desta vez.

Com atenção e olhar fixo, o fotógrafo Guilherme Provenzano Giovanni flagrou um pássaro “pescando” um peixe no rio Paraguai, em Corumbá (MS), no Pantanal. A sequência de fotos mostra a ave no ar, o rasante e o momento em que o animal mergulha na água para fisgar o peixe. Da vez registrada, entretanto, o pássaro saiu sem o jantar. Assista a sequência no vídeo acima.

Já era fim de tarde, durante o último período de estiagem no bioma, Guilherme estava no meio do rio Paraguai à espreita de um melhor clique das aves.

“É um lugar que costumo frequentar pela abundância de aves no período de estiagem, o rio seca e várias espécies se misturam em busca de peixes, camarões que ficam represados e a mistura não é só na espécie, mas nas cores vibrantes de colhereiros, tuiuiús, garças, marrecos e outras aves”, relembra o fotógrafo.

Guilherme explica que as aves “pescadoras” pairam pelos rio e, assim que visualizam as presas, entram em um mergulho veloz rumo ao peixe. É nesta fração de minutos que o fotógrafo ajusta o foco, a velocidade e a abertura da câmera para “congelar” a cena.

“Foram feitos inúmeros cliques, nem sempre as aves conseguem acertar o alvo e eu também. É uma cena difícil de registrar, exige paciência e domínio do equipamento”, detalha entusiasmado o fotógrafo.

G1 MS