Garras oferece 50 vagas para o I Curso de Operações Táticas Especiais da Polícia Civil

0
83

A Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras) e a Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira (Acadepol), promoverão em Campo Grande o I Curso de Operações Táticas Especiais (Cote). O edital com as regras e inscrições está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (16).

Conforme o edital, o objetivo é qualificar profissionais da segurança pública em condições físicas, táticas, psicológicas e intelectuais para atuarem com eficácia em missões de cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão de alto risco e, em operações especiais.

Ao todo estão sendo ofertadas 50 vagas, sendo 30 para policiais civis de Mato Grosso do Sul, 5 para policiais do Garras e 15 para integrantes dos quadros das demais polícias do estado e do Brasil. Para participar do curso, os interessados devem ser considerados aptos em todas as etapas previstas no edital de pré-qualificação.

Para ingresso no I Curso de Operações Táticas Especiais é obrigatória a aprovação no teste de aptidão física que inclui barra fixa, abdominais, corrida, subida na corda, natação, teste de apneia dinâmica horizontal e flutuação. Os aprovados na prova física, serão submetidos a testes de aptidão técnica, de caráter eliminatório.

A fase de formação do I Curso de Operações Táticas Especiais inclui entre outras, as disciplinas de armamento e tiro, assalto veicular, combate em recinto confinado, defesa pessoal, exercícios simulados, explosivos e Breacher, gerenciamento de crises, padronização e ordem unida, patrulhamento em área urbana de risco, sobrevivência policial, segurança de dignitários, abordagem a pessoas e algemação, operações rurais, tiro de precisão, uso diferenciado da força, mergulho, paraquedismo, etc.

As inscrições serão realizadas pelo Garras, através do e-mail garras@pc.ms.gov.br, de 9 a 31 de maio. O Garras alerta que antes de realizar a inscrição, os interessados devem ler o edital, que pode ser acessado clicando aqui, e verificar se preenchem todos os requisitos.

FONTE: PCMS