Governo de MS firma acordo com a embaixada dos EUA; dados podem ser compartilhados com o país

0
14

O acordo é entre as áreas de segurança pública e sustentabilidade. Poderá haver troca de informações no serviço de inteligência e até treinamento dos servidores, para qualificar e ampliar o combate a criminalidade, em Mato Grosso do Sul.

O Governo de Mato Grosso do Sul firmou acordo de cooperação com a embaixada dos Estados Unidos (EUA). As áreas de sustentabilidade e de segurança serão as principais frentes de atuação entre a proposta de ajuda entre os poderes. Na área de segurança pública, a proposta é de que exista troca de informações no serviço de inteligência, banco de dados e até treinamento dos servidores, para qualificar e ampliar o combate a criminalidade.

A assinatura do acordo foi feita nesta quarta-feira (19) e contou com a participação do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e, o embaixador dos Estados Unidos, Todd Crawford Chapman.

O Governo de MS explicou que o acordo formalizado já existe na prática e agora será ampliado, com a troca de informações na área de inteligência, que vai subsidiar futuras ações da segurança pública.

O acordo visa adotar medidas de cooperação em investigações criminais envolvendo terrorismo, crime organizado, corrupção, tráfico humano, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros crimes associados com a produção, distribuição e uso de documentação fraudulenta.

“Este termo de acordo na área de segurança é o início de um trabalho conjunto, que já vem acontecendo entre as duas partes e agora se fortalece, porque teremos a oportunidade de treinarmos nossos policiais nos Estados Unidos, tendo esta troca de experiência extremamente saudável”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

O governador destacou que a parceria pode ser ampliada para outras áreas, como saúde, educação, economia e desenvolvimento sustentável. “Conversamos com o embaixador e ele quer construir um protocolo de intenções em diferentes setores”.

O embaixador dos Estados Unidos detalhou o trabalho do estado na segurança pública. “Fizemos este acordo para troca de informações, com treinamento na área e já conversamos na possibilidade de expandir a parceria, já que Mato Grosso do Sul tem um trabalho forte e destaque no setor e região de fronteira, no combate ao crime organizado”.

G1MS

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!