23.8 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesInocência fornece alimentação balanceada e de qualidade para todos os alunos

Inocência fornece alimentação balanceada e de qualidade para todos os alunos

A rede municipal de educação de Inocência, através de um planejamento adequado realizado pela Secretaria de Educação, tem ofertado uma alimentação balanceada e de qualidade para os alunos de todas as unidades da rede.

Sob a coordenação da nutricionista Gabriela Frota, todas as escolas da rede fornecem uma alimentação personalizada e nutritiva para os alunos, sendo as escolas: CEI Prof. Olivalto Elias da Silva, CEINF Margarida Tomázia de Paula, Escola Cirilo Anoena da Costa – Polo, e extensão Francisco Aprigio do Nascimento – Distrito de São Pedro.

O acompanhamento é realizado diariamente pela nutricionista Gabriela, que atua junto com as equipes de merendeiras de cada unidade educacional para fornecer um alimentação de qualidade, que possibilita que os alunos tenham mais foco e disposição para o aprendizado durante o período letivo.

Exemplo de merenda escolar

Um dos exemplos de estruturação da merenda escolar é o da Escola Cirilo Anoena da Costa, que é uma instituição de zona rural e seu funcionamento ocorre apenas no período vespertino, sendo assim, são servidas duas refeições, o almoço para as crianças e funcionários quando chegam para o período letivo e o lanche da tarde.
O lanche para as crianças é padronizado, sendo:

  • Na segunda-feira – pão com margarina e suco natural;
  • Terça-feira macarrão com carne moída e melancia;
  • Quarta-feira – bolacha rosquinha, água e sal ou maisena e leite com achocolatado e maçã;
  • Quinta-feira – arroz carreteiro ou galinhada e banana;
  • Sexta – pão com carne moída e suco natural.

               No almoço são ofertados: arroz, feijão, carne (vermelha ou frango), legumes e verduras (todos os dias) e frutas pelo menos 2 a 3 vezes na semana. O suco é natural de polpa ou concentrado de fruta.

A equipe do período vespertino é composta por apenas uma cozinheira, Eduarda Moura (que foi destaque no desafio das merendeiras realizado pelo SEBRAE, ficando em 2º lugar no estado) e uma auxiliar, Maria Vitória Lopes.

Refeições elaboradas

O preparo das refeições é feito através de uma tabela nutricional, que é repassada para as equipes de merendeiras de cada unidade escolar, onde no mínimo é servida uma refeição por período.
Para os alunos da zona rural que estudam na cidade a equipe também prepara almoço diariamente, considerando o percurso que eles enfrentam para poder atender as aulas na cidade.

Teste da merenda

Para ter segurança de que os alunos também gostem do que é ofertado na merenda escolar, a nutricionista realiza provas com as salas de aula, nas quais são levadas porções de algumas refeições para que as crianças possam degustar e dizer o que acham, se os itens que estão no cardápio agradam o paladar dos alunos.

No dia 26 de maio, na escola CEI foi realizada uma das provas com os alunos do período vespertino, que amaram a comida feita pela equipe.

Todo o trabalho é realizado visando fornecer a melhor qualidade de alimentos para os alunos, bem como garantir que as crianças estejam alimentadas e em condições de aprenderem e desfrutarem o máximo do que a escola pode oferecer.

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS