Acompanhada de advogados, Soraia Bacciott prestou depoimento na sede da Polícia Federal, em Campo Grande. STF expediu 8 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão.
A intérprete de libras Soraia de Mendonça Bacciotti, foi presa na manhã desta sexta-feira (20), durante a operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF), que mira em financiadores e participantes de atos terroristas ocorridos em Brasília, em 8 de janeiro.
Em sua rede social, Soraia se apresenta como apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e defende “um Brasil sem censura”. A PF informou que a mulher prestou depoimento em Campo Grande, acompanhada de advogados.
Soraia ficou conhecida por trabalhar na tradução em libras durante a campanha audiovisual do deputado estadual Capitão Contar (PRTB), que concorreu ao governo nas Eleições de 2022. A reportagem tentou contato com a defesa da suspeita, mas, até o momento, não tivemos retorno.
Soraia frequentava o acampamento bolsonaristas em frente ao Comando Militar do Oeste (CMO), em Campo Grande.
A operação foi ordenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que expediu oito mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão. Além de Mato Grosso do Sul, as ordens são cumpridas no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.
Os alvos são investigados pelos seguintes crimes:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado;
- associação criminosa;
- incitação ao crime;
- destruição;
- deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Fonte: G1 MS
