19.7 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesJovens rurais de Terenos participam da aula inaugural do Programa Movimenta Juventude

Jovens rurais de Terenos participam da aula inaugural do Programa Movimenta Juventude

O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Prefeitura Municipal de Terenos, realizou a aula inaugural do Programa Movimenta Juventude. A ação aconteceu na Escola Municipal Vilma Fátima de Assis Barreto no Assentamento Sete de Setembro, e seguiu todos os protocolos de biossegurança.

Em sua primeira edição, o programa contemplará jovens moradores dos Assentamentos: Sete de Setembro, Ouro Fino e São Pedro do Sul. Que realizarão os cursos de implantação e manejo de horta; fruticultura; viagem ao mundo do empreendedorismo; empreendedorismo digital e profissões do futuro e comunicação e marketing.

Representando o Governo do Estado, o Secretário-Adjunto de Cidadania, Eduardo Romero, destacou a importância das parcerias para a execução do programa. “Nós só conseguimos fazer coisas em conjunto, sozinho ninguém faz nada. Por isso o Governo do Estado está sempre buscando parcerias com as prefeituras nesse caso com o município de Terenos e com as instituições que têm respeito e credibilidade no que fazem, como o Sebrae, Senar, Famasul, Sindicato Rural, Associação de Produtores e todos aqueles que estão conosco nesse projeto. Porque só quem está no dia a dia sabe fazer a diferença.  E em nome do Governo do Estado eu quero dizer da nossa satisfação de sermos parceiros dessa ação. Talvez estejamos aqui hoje fazendo um movimento histórico, que daqui 5 a 10 anos vocês vão olhar para trás e vão falar como foi importante aquele dia”, ressalta.

O Programa Movimenta Juventude idealizado pela Coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo, Marineuza Nascimento, tem como objetivo levar aos jovens de 15 a 29 anos, uma melhor qualidade de vida nos 79 municípios, fazendo com que utilizem seus recursos próprios para a geração de renda, inserindo-os no mundo do empreendedorismo. Fazendo assim com que esses jovens, não desistam de suas vidas na área rural em busca de oportunidades na área urbana.

“Cabe a nós enquanto gestores de políticas públicas incentivar vocês jovens e a todo o nosso público de jovens a buscar melhores condições de terem a sua renda. Estamos trabalhando na ampliação das pautas que envolvem políticas públicas para juventude, construindo parcerias como essa de hoje. E eu fico muito feliz em ver aqui rostos ansiosos pelo início do curso, e saber que estamos trazendo oportunidade de um futuro melhor”, destacou o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal.

A jovem aluna do programa Lorenifer Rodon, afirma., “esse curso é importante e uma oportunidade muito boa, porque para nós que moramos em chácaras, fazendas, não temos muito o que fazer em relação a ter um curso, ou algo do tipo, é excelente e aprender coisas novas sempre é bom.”

Participaram também da aula, representando o município de Terenos a Diretora do Departamento de Educação, Cultura e Esportes, Carla Brandão; Janderson Gomes, Gestor de Cultura; Jackeline Amorim, assessora de políticas Públicas para Juventude; Valdecir da Silva, do Departamento de Desenvolvimento e Comércio, Agrário, Turismo e Meio Ambiente;  e Aroldo Martins, presidente da Associação do Assentamento Sete de Setembro; Dorgival da Silva, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural; Claiton Rocha, presidente do Sindicato Rural, no ato representando o Senar/MS; Marcos Campo, presidente da Câmara Municipal de Terenos e Humberto Dionísio representando o Sebrae/MS.

Informações sobre o programa e inscrições através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3316-9141.

Jaqueline Hahn Tente, Secic

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS