O Lar Escola Joana de Angelis é uma das instituições filantrópicas mais antigas de Paranaíba e depois de quase 37 anos, continua sobrevivendo graças ao esforço e abnegação de seus colaboradores. Tudo começou com o sonho de um grupo de pessoas unidas pela missão de abrigar e educar crianças desamparadas, desde a primeira fase preparando as para o enfrentamento do futuro.
Uma das últimas promoções do Lar Escola foi o sorteio na última quinta-feira (20) de um kit churrasco, realizado na Rádio Difusora, no programa Tribuna Livre. Quem ganhou foi o Eduardo da Central Park que levou para casa, peças de carne, como picanha, costela, mandioca, linguiça, carvão e refrigerante.
Para os diretores da instituição o sucesso da promoção vai ajudar no pagamento das despesas com o atendimento de 69 crianças. A instituição recebe repasses da Prefeitura Municipal e eventualmente entraves burocráticos atrasam repasses que garantem estrutura oferecida aos alunos na faixa etária de 05 a 12 anos.
Força da solidariedade
A instituição foi fundada em 1986 por um grupo de abnegados que começou a crescer e ganhar força, com a marca da solidariedade. Em 1987, em imóvel locado na Rua Franklin Salles, contando com o apoio da comunidade e da Prefeitura Municipal, o Lar Escola recebeu 50 crianças de 7 a 14 anos, garantindo alimentação, assistência médica e odontológica, reforço escolar, atendimento sócio familiar e orientação cristã.
O blog que conta a história da instituição, registra
“O Lar não possuía sede própria, e isso trazia uma grande preocupação, pois os aluguéis eram altos diante da pequena arrecadação. Embora fossem realizadas, com frequência, promoções para arrecadar fundos, ainda assim, eram insuficientes.
Em 1998 as preocupações aumentavam dia-a-dia. As despesas cresciam e a receita não acompanhava. Mesmo não pagando aluguel, as dificuldades eram crescentes. Precisava-se de contratar mais funcionários, uma vez que a Prefeitura não mais cedê-los, alegando não haver respaldo legal para isto.
Tornou-se insustentável continuar um trabalho sem contar com órgãos públicos. A comunidade sempre colaborou, mas as crianças eram muitas. Precisavam não só de comida ou de afeto, mas de espaço físico e de cuidados específicos que não podiam ser oferecidos. Não havia, portanto, outra saída a não ser desativá-lo para dar início, o quanto antes, na construção de sua sede própria em 3 (três) terrenos no Jardim Imperial, doados por Dona Adelina Thiago Dias e Dr. Jorge Guimarães Silva.

Em fevereiro de 1992 o Lar Escola foi desativado e as obras das construções iniciadas. O sonho do grupo, o qual permaneceu unido, era, agora, conseguir levar para lá, cada tijolo, cada saco de cimento que conseguissem.
O trabalho era de “formiguinhas e desde que o atendimento foi interrompido, não foi possível contar com nenhum tipo de verba. Foram inúmeras as promoções em mais de 10 anos de construção. A sociedade sim, colaborou muito; atendeu todos os apelos feitos e que, incansável e expectante aguardou pelo final de uma obra que parecia não ter fim”.
O blog registra que muitas vezes o grupo foi colocado à prova: “Em janeiro de 2000, quando a obra caminhava para sua fase final, um fortíssimo vendaval provocou a perda de grande parte da cobertura do prédio, o que desencadeou inúmeros prejuízos. Quando tudo parecia estar perdido, a comunidade, mais uma vez se solidarizou vindo ao encontro do grupo com as mãos estendidas. Foram muitas as doações de pessoas generosas, possibilitando assim, a continuidade da construção.
Após três anos depois, finalmente as obras chegaram ao fim, o que gerou um certo sabor de vitória pelo dever cumprido, a grata alegria de ver chegar ao fim uma construção de tão grande porte e com objetivo dignificante, gerando também expectativas com relação a sua manutenção. ”
A entidade já está se preparando para montar barraca para a venda de cachorro quente durante a “Costelada” que acontecerá no mês de maio em Paranaíba.








