17.8 C
Paranaíba
sexta-feira, 19 julho, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAO VIVO: Tribuna LivreMato Grosso do Sul continua sob alerta de clima seco e umidade...

Mato Grosso do Sul continua sob alerta de clima seco e umidade do ar pode chegar aos 20% nesta semana

Mato Grosso do Sul tem 27 cidades na lista dos municípios brasileiros com as menores umidades relativas do ar registradas neste sábado

Mato Grosso do Sul continua sob alerta de clima seco neste domingo (23). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de baixa umidade relativa do ar de perigo potencial para o Estado. 

De acordo com o alerta, o índice deve ficar entre 20% e 30% neste domingo. Mato Grosso do Sul tem 27 cidades na lista dos municípios brasileiros com as menores umidades relativas do ar registradas neste sábado (22). 

Três Lagoas ficou com o 4º menor índice de umidade do ar no País, com 22%. Coxim e Paranaíba ficaram no 7º e 9º lugares, respectivamente, com índice de 23% e, Bataguassu, no 12º lugar, com 24%.

Na última quinta-feira, dia 20, várias cidades de Mato Grosso do Sul registrara, pela terceira vez consecutiva, umidade relativa do ar de 16%.

A lista, divulgada pelo Inmet, colocou Paranaíba e Água Clara na 4ª e 6ª posição do ranking, respectivamente, perdendo lugar apenas para o Estado de São Paulo. Também estão na lista: Três Lagoas, Coxim, Aquidauana e Campo Grande.

Ainda segundo a meteorologia, não há previsão de chuva para Mato Grosso do Sul para os próximos dias. 

Homenagem ao aniversariante do dia – Alex Queiroz

Prognóstico para os próximos meses

Segundo prognóstico meteorológico do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo de Clima de MS), o inverno, que começou nesta semana, será marcado por ser “fora da curva” em 2024, com menos chuvas e mais quente que o normal.

Isso porque as precipitações devem ficar abaixo da média histórica, que varia entre 100 mm e 300 mm a depender da região do Estado. Vale lembrar que MS enfrenta há semanas a falta de chuva e, consequentemente, a baixa umidade relativa do ar.

Essa época já é conhecida pela estiagem em MS e as previsões indicam tempo ainda mais seco para 2024. A previsão engloba o trimestre Julho-Agosto-Setembro. O inverno termina oficialmente em 22 de setembro de 2024.

Essa projeção corrobora com os dados que vêm sendo observados no Estado, em maio, que mostra chuvas abaixo da média histórica.

Midiamax

Difusora 91 – Alex Queiroz

Principais Notícias

Restaurante Pelourinho – Alex Queiroz
- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS