23.1 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesMeteorologia prevê fevereiro com alívio na estiagem e temperaturas dentro de média

Meteorologia prevê fevereiro com alívio na estiagem e temperaturas dentro de média

O mês de fevereiro começa nesta terça-feira (01) e mesmo com o verão sob influência do fenômeno La Niña, especialistas estimam que Mato Grosso do Sul registre aumento das chuvas que podem trazer um alívio para a estiagem, além de temperaturas dentro da média para o mês.

Sobre as chuvas, o meteorologista Celso Oliveira, da Climatempo, explica no podcast “O Clima Entre Nós” que haverá aumento de precipitação no Estado. “Se analisarmos essa questão do deslocamento da chuva, ela está cada vez mais ao Sul (do Brasil). Dezembro pegou mais a Bahia, janeiro pegou mais Minas Gerais, e agora em fevereiro, vamos dizer assim, a bola da vez fica entre Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essas frentes frias, essas Zonas de Convergência (ZCAS) ficam mais ativas entre esses três estados”. 

Embora haja estimativa de melhora nos acumulados de chuva, o especialista pondera que será um alívio temporário para a estiagem, pois ainda há atuação de La Niña. “Embora o mês de fevereiro seja mais chuvoso, não quer dizer que a partir de agora todos os meses serão chuvosos, teremos uma trégua. Uma diminuição dessa estiagem, um certo alívio, mas é importante ficar atento, porque a  medida que a gente for caminhando para o final do verão, fatalmente teremos uma diminuição da precipitação na região Sul como um todo”. 

Com relação às temperaturas, prognóstico climático de verão assinado pelo meteorologista Nathálio Abrahão, indica que as temperaturas apresentam médias entre 25°C a 26°C em Mato Grosso do Sul, sendo máximas em torno de 30°C a 32°C e mínimas entre 22°C a 23°C. Para o mês de fevereiro a tendência é que as temperaturas no Estado se mantenham dentro das médias climatológicas. 

Primeira quinzena do mês

Previsão estendida assinada pela coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Fernandes, indica que o tempo seguirá chuvoso em Mato Grosso do Sul nos próximos 15 dias. 

Até o dia 8 de fevereiro (terça-feira) são esperados acumulados de chuvas entre 5 mm a 100 mm no Estado. São esperadas chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, em virtude da zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), e da propagação de instabilidades em médios níveis e aquecimento diurno favorecerão a formação de instabilidades, especialmente na região leste do estado.

Para o período de 8 a 16 de fevereiro, são esperados acumulados de chuva entre 40mm a 175 mm no Estado, com destaque para a porção centro-leste das regiões sudoeste, leste e centro-norte. Para estes dias, o Cemtec estima a possibilidade de chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

Tempo terça-feira

Nesta terça-feira (01) o tempo segue instável em Mato Grosso do Sul com períodos de sol intercalados com nebulosidade e pancadas de chuva que podem ser de intensidade moderada a forte, e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. A previsão é do Cemtec que indica que os acumulados de chuva podem atingir valores acima de 30 mm em 24h, especialmente nas regiões centro-norte, leste e porção norte da região pantaneira.

Nesta terça-feira as temperaturas podem registrar máximas entre 25°C a 36° no Estado conforme ilustração do mapa elaborado pelo Cemtec. 

FONTE: GOVERNO DO MS

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS