19.8 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesMoradores de Paranaíba vítimas de estelionatários

Moradores de Paranaíba vítimas de estelionatários

A delegacia civil de Paranaíba registrou nas últimas 24 horas, duas ocorrências de estelionato, artigo 171 do Código Penal. No primeiro caso, um vaqueiro de 42 anos relatou que viu nas páginas do Facebook, um anuncio de Leilão de um veículo Fiat Strada 2009/2010 no valor de R$ 13.500,00.


Ele entrou em contato com os supostos vendedores quando foi informado que precisava dar uma entrada e realizou transferências via PIX em nome de duas mulheres. Animado com a possibilidade de fazer uma boa compra, o vaqueiro realizou as transferências no valor exigido e qual não foi sua surpresa ao perder o contato com os organizadores do leilão.

Os vendedores de boa conversa, simplesmente sumiram após receberem o PIX. Desesperador por perder a quantia que estava juntando para comprar o carro, a vítima procurou a Polícia e entregou pen drive com audio de todas as conversas feitas através de celulares com DDD de São Paulo.


Outra vítima, de 38 anos, nos mesmos moldes, se interessou por um anuncio no Facebook. Ele precisava de peças para seu veículo e entrou em contato por número de whatsapp de celular de Goiás, falando com suposto representante de uma empresa de sucatas
Já que precisava das peças, ele negociou diversas, no valor de R$ 565 reais, enviando PIX e ficou à espera das mercadorias. A vítima esperou, esperou e nada das peças chegarem.


Preocupado com a demora, foi verificar o envio e constatou que não havia nenhum produto com seu nome. Quando entrou em contato diretamente com a loja, com tristeza e indignação verificou tratar-se de um golpe, haja visto que não havia nenhuma compra registrada para a vítima naquela loja.


O delegado Igor Mendes Ferreira recomenda muita atenção com as supostas facilidades oferecidas pela Internet. Os casos de estelionato aumentaram quase 150% em Mato Grosso do Sul no comparativo entre o pré e o pós pandemia, de acordo com dados da Secretaria estadual de Justiça.


No ano passado, foram registrados 12.781 mil casos, quase o dobro do verificado em 2019, antes da pandemia, o que significa uma média de 10 crimes por dia.


Muito cuidado para não cair em golpes virtuais. Cuidado com links estranhos: atenção ao receber mensagens, SMS ou e-mails com pedido de ações específicas como troca de senhas, confirmação de cadastro ou recadastramento.

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS