22.7 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaquesMS pode receber lote com 3 milhões de doses da Janssen para...

MS pode receber lote com 3 milhões de doses da Janssen para vacinar toda a população em 5 dias

O Cosems-MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) encaminhou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para enviar o lote com 3 milhões de doses da vacina contra covid da Janssen ao Estado. O objetivo é vacinar toda a população do Estado em 5 dias a fim de promover um estudo pioneiro a nível mundial.

A justificativa é de que essa 1ª remessa que virá ao Brasil deve ser aplicado até 27 de junho e Mato Grosso do Sul é o 1º do país em vacinação tanto da 1ª quanto da 2ª dose. Além disso, o documento relata a situação crítica que MS vive, com falta de leitos e aumento exponencial de casos desde janeiro.

Dessa forma, o presidente do conselho, Rogério Leite, pontua que seria interessante a realização de um estudo em que um estado inteiro seja imunizado. “O Mato Grosso do Sul é um Estado pequeno, com baixa densidade demográfica, e que no momento possui uma taxa de infecção elevada para que o efeito da vacinação possa ser avaliado mais rapidamente, e possui condições de realizar a pesquisa”, destaca o documento.

Além disso, o Cosems garantiu que as perdas da vacina serão mínimas. “Temos uma ótima logística e um grande desempenho na aplicação das vacinas que é demostrada pelo percentual de 96,67 das vacinas recebida aplicadas o que nos qualifica para assumirmos o compromisso em receber, distribuir e aplicar essas vacinas em 5 dias”, concluiu.

Vacinas Janssen

Lote com 3 milhões da vacina da Janssen deve chegar ao Brasil na próxima semana, mas tem validade para o dia 27 de junho. Como o imunizante é importado, o país terá de 10 a 14 dias para receber, distribuir e aplicar todas as doses.

O Brasil firmou um acordo com a Janssen de receber um total de 38 milhões de doses com entregas no 3º e no 4º trimestre. A vacina requer a aplicação só de uma dose, ao contrário da maioria das vacinas aplicadas atualmente contra a Covid, que exigem duas doses.

FONTE: MIDIAMAX

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS