32.1 C
Paranaíba
sábado, 15 junho, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCidadeParanaíba está entre as 7 cidades mais quentes com temperatura acima 40ºC...

Paranaíba está entre as 7 cidades mais quentes com temperatura acima 40ºC do país

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Murtinho lidera o ranking com temperatura máxima registrada em 41,3ºC. Todas as setes cidades registraram mais de 40ºC.

Mato Grosso do Sul tem 5, das 7 cidades mais quentes do Brasil nesta sexta-feira (22), conforme levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Porto Murtinho (MS), região de fronteira entre Brasil e Paraguai, foi a cidade com a temperatura mais elevada, registrando 41,3ºC.

As máximas foram compiladas pelo Inmet até às 15h desta sexta. Além de Porto Murtinho, Água ClaraCoximTrês Lagoas e Paranaíba são cidades de Mato Grosso do Sul que aparecem no TOP 7 das cidades mais quentes do país.

Veja abaixo as sete cidades mais quentes do país e as temperaturas:

  • ?️Porto Murtinho (MS): 41,3°C;
  • ?️ Água Clara (MS): 41,2°C;
  • ?️ Cuiabá (MT): 41,1°C;
  • ?️ Goiás (GO): 41,0°C;
  • ?️ Coxim (MS): 40,8°C;
  • ?️ Três Lagoas (MS): 40,4°C;
  • ?️ Paranaíba (MS): 40,3°C.

Alerta de grande perigo

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Inmet ampliar, nesta sexta-feira (22), o alerta de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média para 11 estados e o Distrito Federal e estender o aviso até terça-feira (26).

?️ Calor atípico: A onda de calor começou na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de atingir outras regiões na próxima semana. Em algumas localidades, são previstas marcas na casa dos 43°C.

? De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

? A recente elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.

Cuidados básicos

O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas, evitem exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

Fonte: G1 MS

Edição: Alex Queiroz

Principais notícias

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS