21.1 C
Paranaíba
sexta-feira, 29 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCidadeParanaíba qualifica jovens para o mercado de trabalho e recebe apoio do...

Paranaíba qualifica jovens para o mercado de trabalho e recebe apoio do programa “Capacita Juventude”

Ian Leal

Está em execução em Paranaíba o programa “Jovem Aprendiz” para qualificar jovens para o mercado de trabalho. A ação recebe o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, através do programa “Capacita Juventude”. Na tarde desta terça-feira, 28, a Administração Municipal recebeu a visita do subsecretário da Juventude, Ian Leal, e do coordenador do Programa “Movimenta Juventude”, Junior Cardoso, para acompanhar a execução das aulas para 10 jovens que estão em fase de conclusão da qualificação.

Acompanhados do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Edivando Quirino e da Chefe de Suporte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Eliza Klafke, eles estiveram na Biblioteca SESI para visitar a aula dos jovens. Logo após, compareceram no Gabinete do prefeito Maycol Queiroz para uma reunião de apresentação dos programas possíveis que trarão mais preparação para os jovens ao mercado de trabalho.

A reunião contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Simone Almeida; da Chefe de Gabinete, Jane Paula; do secretário de Agricultura, José Souto Silva (Zé Carioca); do presidente da Câmara de Vereadores, Edmar Pires (Dollar); da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Wanice Luciana; e do Chefe de Divisão de Imprensa, Otávio Armando, representando na ocasião o Secretário de Governo, Deoclésio Pereira Junior do Kézio.

Durante a apresentação, Ian falou sobre o papel da Subsecretaria e do programa “Capacita Juventude”. Ele explicou que Junior Cardoso irá assumir a Coordenação de Empreendedorismo da Subsecretaria da Juventude, para fomentar o empreendedorismo dos jovens, principalmente àqueles que estão diretamente ligados ao agronegócio, em parceria Sebrae e Agraer; o intuito é mostrar aos jovens que é possível trabalhar com a terra e ganhar dinheiro onde eles moram. “Temos o apoio através da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina e pelo Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar] eles conseguem tirar até financiamento”, disse.

A Chefe de Gabinete, Jane Paula, destacou a necessidade deste tipo de capacitação voltado para a zona Rural e solicitou cursos que atendam a demanda do Município. “Os jovens da zona rural não têm muitas opções e precisam muito disso aqui”, frisou.

Junior Cardoso completou que além do programa “Capacita Juventude” e procurarão inserir mais cursos em Paranaíba. Ele afirmou que retornará à cidade para fazer o mapeamento e saber como vai trabalhar nos assentamentos e distritos. “Muitos locais estão sem acesso à internet, por isso preciso fazer contato direto com os jovens, para saber a realidade deles e trazer equipamentos ou receber o apoio do Governo Municipal para atendê-los”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico agradeceu as presenças dos representantes da Secretaria de Cultura e Cidadania do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e salientou que o programa está sendo responsável por preparar centenas de jovens para o mercado de trabalho. “Está em execução a capacitação de Recursos Humanos e entrará em atividade os cursos de Operador de Computador e Vendedor; todos são executados em parceria com o Governo Federal. Nós temos uma lista de 200 nomes de jovens esperando cursos do ‘Jovem Aprendiz’. Estamos buscando parceria com as empresas para direcionar ainda mais qualificações que sejam viáveis para a contratação destes jovens”, finalizou Edivando.

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS