Programa de pós-graduação da UEMS/Paranaíba divulga curso “O Método em Marx”

0
166

A partir da pesquisa do pós-doutorado em andamento do Prof. Dr. Jean Paulo Pereira Menezes da Unidade Universitária de Paranaíba surgiu o curso “O Método em Marx” como uma atividade do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PGEDU) da Unidade.

Sob a supervisão da Prof.ª Dra. Lucélia Tavares Guimarães, que orienta o professor Jean no pós-doutorado, o curso consistirá em quatro encontros, sendo cada um deles de duas horas, onde pesquisadores convidados contarão com o período de uma hora para apresentação e mais uma hora de debate.

Os debates ocorrerão nos dias 1, 2, 3 e 4 de dezembro, sempre às 13h00 em Mato Grosso do Sul (e às 14h00 no horário de Brasília), com transmissão em ambiente virtual pelo Facebook do PGEDU-UEMS Paranaíba.

Segundo o professor Jean Menezes, o curso “O Método em Marx” apresentará as contribuições sobre a produção do conhecimento “a partir da realidade da crise que vivenciamos aos olhos do que Karl Marx nos legou, em uma perspectiva fundamentalmente importante para entender a sociedade ‘mundializada’, que desde o século XIX passa pelas Guerras e Revoluções, a Guerra Fria e mesmo a dissolução da URSS, Marx se fez um pensador clássico”.

“O curso “O Método em Marx” tem como motivação a necessidade de procurar entender a realidade que vivemos, colaborando para uma perspectiva de análise e intervenção social diante das diversas crises existentes, seja econômica, social, política, sanitária etc., tendo na perspectiva de método em Marx uma visão, mas não a única. A existência de pesquisadores comprometidos em entender o pensamento de Marx coloca a UEMS na rota dos diálogos pertinentes em relação as pesquisas em andamento e a realidade social”, conclui o professor.

PESQUISADORES PARTICIPANTES

– Virginia Maria Gomes de Mattos Fontes: Historiadora, com mestrado na UFF e doutorado em Filosofia – Université de Paris X, Nanterre. Atua na Pós-Graduação em História da UFF. Integra o NIEP-MARX – Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o marxismo. Coordena o Grupo de Trabalho e Orientação-GTO (www.grupodetrabalhoeorientacao.com.br). Trabalhou na Fiocruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio-EPSJV;

– Ivo Tonet: Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor de filosofia, aposentado, da Universidade Federal de Alagoas;

– Francisco Pereira Silva: Mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará-UFC. Tem experiência na docência de ensino superior na área de Direito, com ênfase nas disciplinas de Filosofia do Direito, Sociologia do Direito, Metodologia da Pesquisa Científica, Ética Profissional, Direito Constitucional e Direito Econômico. É colaborador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (LeMarx), localizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA);

– Jean Paulo Pereira de Menezes: Possui graduação em História, mestrado em História e doutorado em Ciências Sociais sobre Teoria da História. É bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado – CAPES/PPGEDE/UEMS – Paranaíba.

FONTE: UEMS