19.8 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDestaques“Regularização fundiária reduz desigualdade e gera cidadania”: Maycol quer beneficiar mil famílias

“Regularização fundiária reduz desigualdade e gera cidadania”: Maycol quer beneficiar mil famílias

O prefeito Maycol Queiroz pretende beneficiar até o fim do seu mandato, mil familias com a entrega da escritura, ampliando a regularização fundiária em Paranaíba. Ontem (17), durante entrega de documentos para 70 familias, a presidente da Agencia de Habitação de MS (Agehab), Maria do Carmo Avesani destacou a importância da parceria com os municípios.

“A regularização fundiária é muito importante para a redução da desigualdade social gerando cidadania” disse ela ao apontar que as familias alem da segurança de sua propriedade, tem seu imóvel mais valorizado. “O imóvel quase dobra de valor porque o imóvel que não tem documento vale quase a metade do imóvel que não tem documento”, assinalou.

Ela destacou que o processo de regularização fundiária está avançando no estado, onde já foram entregues mais de dez mil títulos de propriedades. “ Este ano, até o mês de maio, já foram entregues mil documentos e a meta é chegar a quatro mil escrituras” afirmou.

Avesani ressaltou ainda a economia das familias com os custos de regularização de imóveis que podem chegar de R$ 5 mil a R$ 8 mil, de acordo com o tamanho do terreno. “As familias que tem renda até cinco salários mínimos, que não tem outro imóvel, recebem a matrícula de forma gratuita”, lembrou.

“A parceria da equipe do Estado com a equipe das Prefeituras, como aqui em Paranaíba, está trazendo resultados para as famílias” garantiu ela. A presidente da Agehab reconheceu a dificuldade de muitas familias na entrega de documentos para regularização e recomendou que vale a pena insistir na legalização. “Dá trabalho, mas o ganho é muito grande para alguem que possa ser beneficiado com o processo de regularização”, aconselhou.    

Durante a entrega dos 70 títulos de regularização para familias, que há mais de 20 anos, aguardavam o documento, o prefeito Maycol Queiroz fez um balanço da atuação de sua administração, apresentando os membros da equipe dedicada a essa finalidade. “Em dois anos e cinco meses já entregamos 500 títulos e a meta é chegar até mil títulos até o final do mandato”, estipulou.

“Qual o sonho do pai de familia? Deixar uma casa para os filhos”

Ivair Brachini muito emocionado ao receber a regularização de sua casa no bairro Ipê Branco. Ele chegou no local em 1991, quando era tudo mato e depois de 32 anos realiza o sonho. “É um sentimento de felicidade. Qual o sonho do pai de familia? Deixar uma casa para a familia que concretizou hoje”, afirmou, com voz embargada.

“Vou deixar escritura para filhos e netos”

 Sueli Laurence, dona de casa, esperou 23 anos para receber título de sua casa na Cohab Santa Rita. Ela conta que chegou a perder a casa para a antiga dona, mas que ficou em oração por oito meses até conseguir o lar de volta. “Quero deixar a escritura que espera deixar para filhos e netos”, declarou. Ela chegou junto com Fátima Santos que tambem há 23 anos esperava pelo documento. “Paguei minha casa para terceiros e fiquei firme”, contou.  

“Há 25 anos, isso aqui não tinha nada”

 José Donato de Araújo, morador do bairro Daniel 6, aguardou 25 anos pela titulação. Ele pagou na ocasiao R 1.350 em 20 vezes e construiu a primeira casa no local, abrindo um estabelecimento comercial. “Povo foi animando, aqui não tinha luz não tinha nada. Hoje terrenos estao valorizados”, confirmou.

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS