Na tarde de ontem (3) mais de 300 pessoas ocuparam o auditório da Acip (Associação comercial de Paranaíba) para ouvirem o prefeito Maycol Queiroz, o Reitor da UEMS (Universidade Estadual de MS) Laércio de Carvalho e outras autoridades sobre a implantação do curso de medicina humana em Paranaíba.
O que parecia ser um inicio de campanha para a implantação de campanha se tornou um anúncio de que está tudo certo para que dentro de até 3 anos a cidade esteja pronta para produzir médicos. Em entrevista o reitor disse que pretende dar inicio ao curso entre 2025 e 2026.
“Nós estamos empenhados na abertura desse curso e para que isso aconteça nos temos vários fatores que vão fazer parte desse projeto como governo do Estado, bancada estadual e federal, prefeito e vereadores e sociedade civil. Eu acredito que todo o empenho de toda a sociedade o quanto antes possível esse curso será realizado e quem sabe iniciar uma turma em 2025 seria meu sonho. Eu acho que se tudo der certo, for licitado conseguiremos iniciar em 2025 como nós sonhamos”, disse Laércio.
Durante o evento foi apresentado a estrutura que Paranaíba oferece para receber o curso como hospitais Santa Casa, Cassems, Psiquiátrico e unidades de saúde. Para a implantação do curso também será necessário cerca de R$ 15 milhões para a construção de uma laboratório e compra de equipamentos.
O prefeito destacou durante entrevista a necessidade de investimento privado na parte de habitação. “fui questionado por uma aluna de direito que em Paranaíba não tem quitinete e eu não posso fazer nada, então aqui hoje os universitários não tem casa para alugar então é hora do setor imobiliário investir nisso. Construam em Paranaíba façam quitinetes, hoje temos 40 alunos de veterinária chegando e daqui cinco anos serão 250. Invistam em quitinetes porque vocês vão ganhar dinheiro com isso”, pontuou maycol.