Secretaria de Estado de Saúde transfere mais cinco pacientes para São Paulo nesta terça-feira

0
107

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, encaminhou mais cinco pacientes com Covid-19 para o Estado de São Paulo nesta terça-feira (8). Com a transferência de hoje, Mato Grosso do Sul soma 21 pacientes encaminhados para serem internados em outros estados.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, agradeceu o gesto humanitário do Governo de São Paulo. ”Seremos eternamente gratos com São Paulo, assim como Rondônia, por essa ajuda tão importante neste momento crítico que Mato Grosso do Sul está enfrentando”, destacou.

Foram transferidos três pacientes de Campo Grande e dois pacientes de São Gabriel do Oeste. As famílias deram autorização para a transferência. O translado até a Base Aérea de Campo Grande foi feito em ambulâncias.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou por volta das 16h de Campo Grande com destino o aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo (SP). Os pacientes foram encaminhados para o Hospital Geral Vila Penteado e o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília.

A Central Estadual de Regulação está levantando a possibilidade de novas transferências.  O Estado também realiza tratativa para a transferência de pacientes para o município de São Bernardo do Campo (SP) e para o Estado do Amazonas.

Nove pacientes foram transferidos para o Estado de Rondônia, sendo 7 de Dourados, um de Bonito e outro de Itaquiraí, que estava internado em Eldorado. No domingo (6) cinco pacientes (2 de Campo Grande e 3 de Maracaju) foram levados para São Paulo; a segunda-feira (7), dois pacientes de São Gabriel do Oeste foram para São Paulo e nesta terça-feira (8) mais cinco pacientes para São Paulo, totalizando 21 pacientes de MS enviados para internação em em hospitais de Rondônia e São Paulo.

A Secretaria de Estado de Saúde informa que dois pacientes internados em outros Estados vieram a óbito. A paciente de 52 anos do município de Dourados morreu na noite desta segunda-feira (7), em Porto Velho (RO). Ela integrava o quantitativo de nove pacientes que foram encaminhados à capital rondoniense na sexta-feira (4). O outro é um homem de 53 anos, do município de Maracaju, e que morreu nesta terça-feira (8) no Estado de São Paulo. Ele estava internado no Hospital Geral Vila Penteado e integrava o grupo de cinco pacientes que foram transferidos para a capital paulista no último domingo (6).

Airton Raes, SES