Semana Nacional da Pessoa com Deficiência foi produtiva em Paranaíba

0
227

ARTIGO, de autoria da APAE de Paranaíba

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos nas APAEs de todo o Brasil entre os dias 21 a 28 de agosto. Neste ano, com o tema “Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social”, definido com o propósito de fomentar o debate e as ações estratégicas voltadas para o destaque da visibilidade e do papel da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na sociedade, bem como de sua efetiva inclusão social, onde permitirá uma reflexão sobre seu papel na sociedade e com ela poder alcançar seus objetivos.

A semana este ano de 2020 foi um pouquinho diferente devido ao COVID 19. Tivemos que nos reinventar, pois o momento foi atípico, cada um na sua casa, um cuidando do outro, mas com o mesmo objetivo, fazer uma semana especial, realizando diversas atividades e eventos, com o intuito de atuar na defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiências.

A programação da Semana iniciou-se no dia 21, sexta-feira, onde a abertura foi o lançamento de um vídeo dos estudantes Fernando e Laura, entrevistas nas rádios da cidade com os Autodefensores Sivanei e Silvana e a professora Célia Regina falando sobre o tema e a programação.

As famílias dos alunos receberam as pizzas em casa

No sábado, dia 22, os profissionais da Instituição realizaram uma carreata pela cidade, homenageando nossos estudantes, mostrando para a sociedade a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, demonstrando o carinho e a saudade que estamos sentindo de cada um.

No dia 24, segunda-feira, os professores de Educação Física, Jucelino e Ana Flávia, realizaram uma gincana virtual através de vídeo gravado para todas as turmas do C.E.P/APAE, com premiação de medalhas para os participantes.

No dia 25, terça-feira, os profissionais fizeram a entrega de pizzas e refrigerantes para todos, nas suas residências, um momento de carinho levado até eles.

No dia 26, quarta-feira, aconteceu a live sobre o mercado de trabalho, cujo tema abordado foi: “A importância da Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual no Mercado de Trabalho”, através do Facebook da APAE, com: Eloiza Reis (presidente da Instituição), Andréia Olegário (gestora), Elenilda (psicóloga), Ericléia (responsável pelo setor administrativo da Santa Casa de Paranaíba) e nosso atendido, Jorge Gabriel, que atualmente é funcionário da Santa Casa.

No dia 27, quinta-feira, a professora Micheli e o estudante Gabriel Almeida, transmitiram uma live musical através da nossa rede social do Facebook APAE Paranaíba, onde teve a participação das famílias dos estudantes, funcionários e comunidade (foi bastante expressiva).

No dia 28 sexta-feira, foi realizada o encerramento da semana através de vídeos gravados nas redes sociais com depoimentos das famílias e profissionais do C.E.P/APAE, sobre a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Nesta semana, acreditamos que os estudantes, famílias, profissionais e comunidade em geral, refletiram melhor sobre valores, escolhas e direitos das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. Foi uma semana intensa, de muitas alegrias e acima de tudo gratidão a todos que participaram efetivamente para que tudo pudesse acontecer da melhor maneira possível.

O CEP/APAE agradece a todos os parceiros que proporcionaram momentos importantes para os nossos estudantes e toda a equipe.

FONTE: CEP-APAE