SEMED promove ciclo de formação do Programa Diálogos Socioemocionais

0
23

Na noite da última terça-feira (09), a Secretaria Municipal de Educação-SEMED iniciou o ciclo de formação do Programa Diálogos Socioemocionais – PDSE para direção e coordenação pedagógica, propondo habilidades de autoconhecimento e autorregulação, a partir do entendimento e administração das emoções e sentimentos, realizado na Escola Municipal Profª. Clotilde Bomilcar de Freitas. 

O PDSE na Rede Municipal de Ensino possibilitará o desenvolvimento integral dos alunos, de forma intencional e planejada visando o enfrentamento dos desafios das relações sociais e culturais no século XXI. As ações do programa envolverão formação continuada, apoio para execução das atividades no AVA Saber SED MS, realização de workshops e planejamento colaborativo.

Na apresentação do programa, Marineuza Nagliate e Leila Diniz, formadoras responsáveis pelo PDSE no Município, trabalharão partindo das 5 macrocompetências: amabilidade, engajamento com os outros, resiliência emocional, autogestão, abertura ao novo e das 17 competências socioemocionais.

O programa Diálogos Socioemocionais tem a intenção de incentivar e potencializar a compreensão de que a dimensão socioemocional é essencial para a Educação Integral e atender as prioridades apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo de Referência de Paranaíba. Ele desenvolverá competências socioemocionais com capacidade de lidar com emoções, se relacionar com o próximo e tomar decisões conscientes. 

O Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais intitulado Diálogos Socioemocionais acontece em Regime de Colaboração com a Secretaria de Estado de Educação e Instituto Ayrton Senna – IAS.

A secretária municipal de Educação de Paranaíba, Simone Almeida, falou sobre o Regime de Colaboração e da importância de incluir as habilidades socioemocionais no currículo de referência do município para assegurar o processo de formação integral dos alunos. “A Rede Municipal de Ensino trabalhará as habilidades socioemocionais de maneira alinhada ao Projeto Político Pedagógico (PPP). Se trata de uma iniciativa do plano de Gestão Educacional e com o Regime de Colaboração fortalecer esse trabalho na rede”, concluiu.