Sensibilização e cuidado com a vida marcam a 3ª Jornada de Prevenção ao Suicídio

0
20

A 3ª Jornada de Prevenção ao Suicídio faz parte da campanha Eu Respeito, que neste mês promove a valorização da vida. A ação será realizada entre os dias 14 e 26 de setembro, na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Paranaíba, do Pantanal e de Três Lagoas. Para participar, estudantes, servidores, colaboradores e comunidade externa devem realizar a inscrição prévia gratuita, clicando aqui.

O evento é organizado pelas Ligas Acadêmicas de Psicologia da Saúde (Laps) e de Saúde Mental e Enfermagem (Lasme), em parceria com as Pró-reitorias de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas, com objetivo de consolidar um espaço que discuta a temática e elabore propostas de cuidado com a saúde mental.

De acordo com o coordenador do Serviço Escola de Psicologia Alberto Mesaque, a iniciativa foi organizada  para promover a sensibilização e a reflexão sobre o tema. “A gente ainda tem vários mitos em relação ao suicídio e muita dificuldade em falar abertamente sobre o tema, tanto na mídia, quanto nas políticas públicas, na educação, na família e nas religiões. Devemos abrir espaços para falar mais abertamente sobre o assunto e desmistificar a questão”.

Com uma programação extensa, a 3ª Jornada de Prevenção ao Suicídio será realizada na Cidade Universitária, entre os dias 14 e 16 de setembro, e nos Câmpus de Chapadão do Sul e de Aquidauana, nos dias 15 e 16; do Pantanal, nos dias 15, 20, 22 e 26; de Paranaíba, nos dias 9 e 13; e de Três Lagoas, no dia 21.

Na Cidade Universitária, o evento de abertura abordará os temas “A Política da Felicidade e o Cansaço Existencial”, palestra ministrada pelo psicólogo, Eduardo Pelliccioli, e “Sofrimento psíquico e meios de transformação”, palestrada conduzida pelo psicólogo e professor da UFMS Tiago Ravanello. A atividade será presencial, com a transmissão pelas plataformas digitais.   Também estão programadas mesas redondas, palestras e minicursos

Em Aquidauana, a palestra sobre a Rede de Atenção Psicossocial dará início à Jornada. Em Paranaíba, a abertura será feita com o minicurso “Saúde mental e prevenção ao suicídio: Identificando fatores de risco e proteção”.

Na cidade de Chapadão do Sul a abertura será marcada pela palestra “Boas práticas para cuidar de mim e dos outros”, proferida pela psicóloga Bruna Diniz Rios e pela Educadora Física Rosana Fermino Coelho.  Em Corumbá e Três Lagoas as atividades da Jornada promoverão palestras, oficinas e ações de conscientização.

“É muito importante que a gente esteja atento e cuidando do outro que está ao nosso redor. Construir vínculos afetivos ajuda muito. Conhecer as pessoas para além dos espaços de trabalho e convivência social, permite a identificação de mudanças que, talvez, exigirá de nós uma atenção um pouco especial para essas pessoas”, relata o coordenador.

Confira abaixo a programação completa do evento: