23.1 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCidadeSessão da Câmara Municipal de Paranaíba – acompanhe a fala dos vereadores...

Sessão da Câmara Municipal de Paranaíba – acompanhe a fala dos vereadores em tempo real

16h40 – Vereador Sargento Benites cobrou da secretária de Obras, Milene Nagliati, medidas enérgicas contra servidores que foram flagrados na semana passada jogando terra dentro do canal do córrego Fazendinha. Material colhido na via pública era depositado dentro do canal do córrego. Moradores filmaram o flagrante e divulgaram nas redes sociais.

16h45 – Vereador Lúcio elogiou a equipe de limpeza pública comandada por Paulo Assis. Solicitou empenho da Prefeitura em um projeto de habitação para substituir casas em situação precária da população de Paranaíba. Cobrou também recapeamento da BR-158. Elogiou o prefeito pelas ações no distrito do Alto Tamandaré. Disse também que foi prometida uma praça de lazer naquele distrito. Falou sobre a ambulância nova que o governador Reinaldo Azambuja entregou para o Corpo de Bombeiros de Paranaíba. Major Flávio e prefeito Maycol Queiroz recebeu o veículo hoje (14) em Campo Grande. O vereador também anunciou a idade de vacinação para esta semana, que será a partir dos 47 anos, somente para moradores da cidade, mediante comprovante.

16h58 – Vereador Ronan Leal (REPUBLICANOS) cobrou do secretário de Saúde, Amaury Mariano, estender o horário de atendimento no CEO (Centro Odontológico) e a construção de um PSF (Posto de Saúde da Família) no Jardim Karina. Cobrou do prefeito Maycol manutenção das estradas de várias regiões rurais.

17H02 – Vereador Andrew Robalinho (MDB) começou sua fala elogiando a eleição de Frederico Chalub e Keyne Queiroz para presidente e vice da ACIP (Associação Empresarial). Justificou sua falta na sessão da semana passada por ter contraído covid-19, comentando sobre as graves consequências da doença. O vereador destacou as ações da Prefeitura nos distritos. Na última sexta-feira foi no distrito de Alto Tamandaré e na semana anterior ocorreu no distrito de São João do Aporé. Cobrou do prefeito Maycol determinação para recuperar as pontes danificadas em várias regiões rurais. Também cobrou do prefeito cumprir promessa de campanha de criar uma bolsa de ajuda para as família carentes. Sugeriu pegar o dinheiro que não vai pagar o aumento de salário de servidores e ajudar as famílias que estão passando fome.

17h19 – Vereador Robson Rezende (PSDB) cobrou ações da Secretaria de Saúde em relação a recolocação de médicos onde está vago. Cobrou também a recuperação das estradas rurais, que, segundo ele, estão em péssimas condições. Criticou a nomeação de pessoas para as várias divisões que estavam vagas, justificando que não há necessidade. Denunciou que vários nomeados na Secretaria de Educação não estão cumprindo horário. Disse que o prefeito não está gastando dinheiro agora para gastar no último ano na campanha eleitoral.  Robson pediu para o prefeito gastar bem o dinheiro público já que as finanças do município estão em ordem e tem muito dinheiro sobrando, já que não há grandes gastos com a Educação. Disse também que as secretárias das escolas municipais estão em desvio de função. Elogiou as ações da Prefeitura no distrito do Alto Tamandaré. Criticou a falta de acesso, por péssimas condições das estradas, para o Assentamento Serra. Denunciou o desvio das patrulhas mecanizadas que deveriam estar no assentamento atendendo os pequenos produtores. Rezende destacou a entrega hoje (14) de dez novas ambulâncias por parte do Estado ao Corpo de Bombeiros. Uma delas virá para Paranaíba.

17h40 – Vereador Fabiano Agi elogiou as ações no distrito do Alto Tamandaré na sexta-feira passada. Cobrou alimentação para as crianças das escolas municipais com marmitas todos os dias. Esclareceu que a verba da merenda escolar só pode ser gasta com esta finalidade e a Prefeitura não está cumprindo sua obrigação. Segundo ele, de janeiro a junho de 2021, já vieram mais de R$ 350 mil só para merenda escolar na educação básica.  Fabiano denunciou ainda que os fiscais da Vigilância Sanitária não estão agindo junto à população porque o prefeito não está pagando as horas extras prometidas. Disse que já foi ajuizada uma ação obrigando a Prefeitura a pagar os adicionais e reajuste dos servidores; inclusive o Município já foi citado da ação, segundo o vereador. Também disse que a mesma lei que impede o reajuste salarial determina que não pode haver novas nomeações, o que está sendo feito. Criticou o fato de servidores da limpeza jogarem lixo e terra no canal do córrego Fazendinha. EM APARTE o vereador Andrew Robalinho disse que a recomendação para anular o reajuste salarial foi do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas do Estado e o prefeito não pode descumprir por correr o risco de ser responsabilizado.

17h58 – Vereador Marcos Carenga (DEM) defendeu o prefeito Maycol Queiroz em relação ao cancelamento do reajuste salarial por ter sido recomendado pelo Ministério Público. Pediu a limpeza da praça do loteamento Constroluz, por estar muito suja. Quanto aos capacetes respiratórios, disse que conseguiu seis que serão doados para o hospital da Cassems de Paranaíba. Defendeu também que a Cassems atende por meio de vários convênios, inclusive de muita gente humilde. Anunciou que na próxima sexta-feira (18) várias autoridades estaduais e federais estarão em Paranaíba para anunciar benefícios para o município. Quanto à limpeza da cidade, o vereador disse que a empresa que está reformando o prédio onde será a Secretaria de Cultura, no Espelho D’Água, estava jogando os entulhos no asfalto da avenida, porém o prefeito foi até o local e a caçamba foi providenciada.  

18h11 – O vereador Jair Fernandes (PDT) destacou as ações desenvolvidas na última sexta-feira no distrito do Alto Tamandaré. Disse que teve patrolamento e limpeza de ruas, vacinação e vários atendimentos à população do distrito e que as ações também serão realizadas no Assentamento Serra, distritos do Alto Santa e Raimundo. Afirmou que o prefeito não está ruim como alguns falam. Com as licitações que estão ocorrendo, a Prefeitura tem mais de R$ 10 milhões para investir, além de emendes que virão. Quanto ao servidor que jogou terra e lixo no canal do córrego Fazendinha, Jair disse que precisa patrocinar cursos para que os trabalhadores errem menos. O vereador falou sobre o trabalho da Vigilância Sanitária do Município, que não está a contento. Policiais militares teriam informado que agiam, chamavam a Vigilância e não compareciam. EM APARTE, o vereador Benites disse que a motivação para isto seria a falta de pagamento de hora extra para os. EM APARTE, o vereador Fabiano disse que os servidores não atendiam ao chamado por não estarem recebendo a hora extra. Jair disse que tem de pagar a hora extra para quem trabalha. Pediu também para a população ir nos postos de saúde e tomar a vacina contra o coronavírus.

18h30 – O vereador Irmão Gilson (DEM) começou sua fala elogiando a eleição Acip onde a vereadora Keyne é vice-presidente. Elogiou as ações da Prefeitura no distrito do Alto Tamandaré. Cobrou da Prefeitura ajuda para as famílias que passam dificuldade durante a pandemia. Fez requerimento para saber quantas cestas básicas estão sendo doadas. O vereador denunciou que muito material reciclável está sendo enterrado no lixão, tirando o ganha pão de muitos catadores, para isto, fez uma indicação para que este material seja aproveitado pelas famílias que vivem disso. Cobrou da Prefeitura incentivar a coleta seletiva.

18h42 – A vereadora Keyne Queiroz (PODEMOS) também elogiou as ações nos distritos. Aproveitou para que as mesmas ações acontecem em todos os bairros da área urbana. Indicou para o prefeito Maycol e a secretária de Obras Milene melhorias no Jardim Karina. Pediu eventos na Praça da Iacal. EM APARTE, Jair Fernandes disse que haverá reformas nas praças esportivas. Disse que na Iacal tem uma emenda do deputado federal Wander Loub para a reforma completa, inclusive com campo de futebol com grama sintética. Agradeceu o governador pela ambulância nova do Corpo de Bombeiros. Aproveitou para cobrar uma viatura policial para a (DAM) Delegacia da Mulher. A vereadora disse que estão faltando as fraldas geriátricas, porém a Secretaria de Saúde afirmou que na próxima segunda-feira (21) o problema será resolvido. Comunicou que esta semana será realizado o pregão para adquirir madeiras para as pontes rurais e material de asfalto para o recapeamento das ruas da cidade.

18h50 – O vereador Nelo (PSDB) elogiou a eleição de Frederico Chalub e Keyne Queiroz como presidente e vice da ACIP. Quanto às ações no distrito do Alto Tamandaré, Missionário Nelo elogiou o que foi feito. Falou também da promessa do prefeito de resolver em definitivo o problema da estrada na região conhecida como Serrinha, para tanto, os proprietários rurais precisam liberar a retirada das cercas para a abertura da estrada. Com os pregões desta semana, Nelo acredita que muitos problemas serão resolvidos. Na próxima sexta-feira, segundo Nelo, vários secretários estaduais estarão na cidade para lançar várias obras. Disse estar acreditando muito nas ações de canalização do Fazendinha até o Daniel V e transposição da BR-158 para a Cohab Santa Rita.

18h58 – MOÇÃO DE PESAR – Autoria dos vereadores Sargento Benites e Keyne Queiroz para Luciano Borges, popular Manchinha.

19h03 – MOÇÃO DE PESAR – Autoria do vereador Marcos Carenga para Hélio Aparecido de Freitas.

19h14 – MOÇÃO DE APLAUSOS – Autoria do vereador Doutor Fernando para a fisioterapeuta Camila Neves.19h14

19h16 – MOÇÃO DE PESAR – Autoria do vereador Marcos Carenga para Thereza Martins Seraguci.

19H18 – PROJETO QUE CRIA CARGOS DE AUTORIA DO EXECUTIVO – Vereador Andrew Robalinho pediu regime de urgência aprovado pela maioria. Vereador Fabiano usou a palavra contra. O vereador Robson Rezende criticou a criação de cargos novos desde que foi cancelado o reajuste salarial dos atuais servidores. Segundo ele, a lei proíbe a criação de cargos durante a pandemia. Projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores.

19h32 – PROJETO QUE CRIA PROVIMENTOS – Vereador Andrew Robalinho pediu regime de urgência. O vereador Robson Rezende falou que este projeto se enquadra no regime de urgência. Pedido de urgência aprovado pela maioria. Projeto também aprovado pela maioria.

19h35 – O vereador Sargento Benites, na explicação pessoal, disse que a aplicação de R$ 10 milhões que a Prefeitura tem em caixa dependerá dos pregões e da tramitação das licitações. Sobre os capacetes respiratórios, Benites disse que vai procurar os empresários para fazerem novas doações. Disse que com a limpeza da cidade, doenças diminuíram. Alertou também para os moradores separarem o lixo orgânico dos recicláveis para colaborar com a manutenção do aterro sanitário.

19h39 – Na explicação pessoal, o vereador Marcos Carenga disse que na Cohab Santa Rita falta limpeza na Escola e não na Praça.

19h42 – Na explicação pessoal, o vereador Fabiano Agi falou novamente sobre a reposição salarial dos servidores. Disse que há juízes admitindo a reposição em ações propostas em outros estados. Também falou que no mesmo artigo Oitavo da Lei 173, de 2020, que impede a reposição salarial, impede a criação de cargos. Afirmou que votou contra a aprovação da criação de cargos. Estava respondendo ao vereador Andrew.

19h46 – O vereador Lúcio, na explicação pessoal, agradeceu poda de árvores e parabenizou os eleitos na ACIP, Frederico e Keyne. Solicitou cuidado para a população em relação à pandemia da covid-19.

19h48 – O vereador Robson Rezende, na explicação pessoal, disse que a lei usada pelo Município para cancelar o reajuste salarial foi usada para criar cargos, o que a mesma lei proíbe. Robson afirmou que a Prefeitura tem funcionários fantasmas, conforme verificou no site Transparência.

19h57 – ENCERRAMENTO DA SESSÃO

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS