26.9 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCidadeSindicato Rural recebe cursos do Senar/Sebrae e ensina alunos a produzir queijos...

Sindicato Rural recebe cursos do Senar/Sebrae e ensina alunos a produzir queijos e processar alimentos

Desde ontem (9) o projeto Rota Rural, parceria entre Sebrae, Senar e Sindicato Rural de Paranaíba, ministra dois cursos na sede do sindicato sendo eles voltado para industrialização de hortifrútis e outro para produção de queijos. Os cursos têm duração de 3 dias com 15 vagas em cada.

Ministrados em estruturas itinerantes que rodam o estado, o Rota Rural oferece aos alunos não só a forma de produzir mas também como comercializar como explica o mestre queijeiro Fabrizio Machado. “Nesse projeto ensinamos a produzir seis tipos de queijos [parmesão, ricota, mozarela, provolone, qualho e minas]. Nosso estado não tem uma cultura queijeira e então a valorização do leite para o produtor é baixa, então é daí que nasceu esse projeto, como forma de incentivar o produtor e durante o curso passamos para eles o processo de fabricação do queijo e a forma de ele ser legalizado e ser comercializado”, explica o mestre queijeiro que já foi premiado em Tours, na França.

O produtor rural Osvaldo Oliveira, 68 anos, tem uma propriedade a 25km de Paranaíba que produz leite. Ele está entre os alunos do curso de queijaria e conta que está interessado em investir no mercado. “Estamos interessados em fazer um pequeno laticínio para agregar valores nos produtos do leite e ter uma rentabilidade maior com o leite. Propriedade pequena a gente tem que procurar diversificar procurar fazer com que de uma melhor renda e melhor condição para os funcionários também. O sindicato está de Parabéns por realizar esse curso de capacitação e ter a sorte de ter um profissional do nível do Fabrizio que é premiado internacionalmente”, disse Osvaldo.

No curso de Agro Horti a tecnóloga em Alimentos juliana de Oliveira ensina aos alunos o processamento do hortifrúti que aborda boas práticas de manipulação, fabricação e a importância de fornecer uma alimento seguro para o consumidor. “Muitas vezes as pessoas que elaboram produtos para a venda acham que acaba responsabilidade na venda e é muito pelo contrário, começando quando o cliente compra esse produto. Aqui a gente desenvolve a tecnologia de alimentos. É importante saber que quando a gente vai vender um produto temos que ficar atento ao rótulo e o Sebrae ajuda nessa elaboração do rótulo é só procurar o SEBRAE do município”, explicou

Edilza, uma das alunas do curso de horti chegou cedo para aprender as receitas do dia. “Eu vim em busca de aprendizado porque nunca é tarde para aprender e se a gente tiver a oportunidade para expor e vender esses produtos será muito bom”.

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS