Homens não retornaram para casa ao anoitecer e familiares então acionaram o Corpo de Bombeiros. Eles usaram fogos de artifício, sinais sonoros e luminosos até encontrarem as vítimas.
Três homens se perderam ao tentar buscar pequi, em uma mata fechada no município de Sonora, região norte do estado, neste fim de semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, eles ficaram 12 horas desaparecidos e disseram que “jamais vão esquecer essa aventura”.
Conforme os servidores, os homens foram ao local durante a tarde, do último sábado (9). Mesmo ao anoitecer, familiares perceberam que eles não retornaram para casa e acionaram socorro. Os bombeiros fizeram buscas até às 3 horas da madrugada de domingo (10).
Os trabalhos foram interrompidos por conta das condições do tempo, já que chovia na região. Ao amanhecer, os bombeiros retornaram ao local e encontraram as vítimas em uma estrada vicinal. Eles não tinham ferimentos, porém, estavam desidratados e muito cansados.
Em nota, equipe do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar disse que foi acionada por volta das 20:30h (de MS) do sábado (9), sendo que as vítimas são de 25, 36 e 54 anos. Houve inicialmente busca terrestre, onde o veículo deles foi encontrado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/s/d/FZ6LF2S9ygjAYK10pBFw/whatsapp-image-2021-01-11-at-13.36.32.jpeg?w=696&ssl=1)
Bombeiros no segundo dia de buscas em MS — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Em seguida, foram definidas estratégias e, por sorte, havia sinal telefônico em algumas áreas e um deles conseguiu repassar orientações por telefone, tanto para familiares como amigos. Os bombeiros então soltaram fogos de artificio e, com o som gerado pelas explosões, mantinham contato com os homens, para entender a direção onde eles estavam.
Houve também rondas com apoio das polícias militar e civil, fazendo rondas com sinais luminosos e sonoros ligados (técnica usada em buscas) onde as vítimas conseguiram escutar e se orientar um pouco mais.
No domingo (10), às 4:45, “ao clarear do dia, sob chuva e baixa temperatura”, ainda conforme os bombeiros, as buscas foram retomadas. Por volta das 7:20h, eles ouviram os primeiros gritos e, dez minutos depois, localizaram as vítimas.
Fonte: G1MS