28.2 C
Paranaíba
quinta-feira, 18 abril, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCidadeVacinas recebidas de Coronavac são insuficientes para atender demanda da segunda dose

Vacinas recebidas de Coronavac são insuficientes para atender demanda da segunda dose

Cada vez mais o repasse de doses de vacinas tem surpreendido a Administração Municipal pela pequena quantidade enviada, causada por atrasos de distribuição de insumos. No último sábado, 24, foram recebidas 180 doses da vacina Coronavac e 625 doses do imunizante Astrazeneca.

As doses da Coronavac são insuficientes para atender a demanda de D2, que atualmente é de 500 habitantes imunizados com a primeira dosagem.

Cada vez mais o repasse de doses de vacinas tem surpreendido a Administração Municipal pela pequena quantidade enviada, causada por atrasos de distribuição de insumos. No último sábado, 24, foram recebidas 180 doses da vacina Coronavac e 625 doses do imunizante Astrazeneca. As doses da Coronavac são insuficientes para atender a demanda de D2, que atualmente é de 500 habitantes imunizados com a primeira dosagem.

Considerando que o Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, anunciou aos Estados alterações no cronograma de entrega da Coronavac/Butantan devido ao atraso no recebimento de insumos para fabricação da vacina, a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaíba, frisa que possivelmente haverá atraso no envio de doses necessárias para findar o esquema da segunda dose (D2) da Coronavac no município.

De acordo com a coordenadora de imunização, Vania Cristina Zangrossi de Oliveira, serão distribuídas 20 doses para cada ponto de vacinação no município. “São 20 doses de Coronavac em cada unidade para a segunda dose, sendo que temos perda de dose devido aos frascos não estar dando 10 doses. Por outro lado, teremos 70 doses de Astrazeneca para cada unidade, reservando 60 doses para a segunda aplicação até o dia 30 de abril. Sabemos que Mato Grosso do Sul está entre os estados que apresenta a melhor distribuição e aplicação de doses no País, pedimos novamente que a população tenha paciência e compreensão”, concluiu.

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul reforçou que tão logo o Ministério da Saúde adquira quantitativo suficiente enviará as doses necessárias para a finalização de todos os esquemas vacinal com a administração da segunda dose (D2). Importante ressaltar que o atraso no envio das doses da Coronavac não compromete a eficácia da vacina nos pacientes.

Doses aplicadas até o momento

Levantamento oficial realizado pela Secretaria de Saúde apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 6.452 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Município. Em relação à segunda dose foram vacinadas 2.539 pessoas.

Os dados deste boletim foram atualizados às 17h do dia 20 de abril.

FONTE: Prefeitura de Paranaíba

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS