Votação terá horário unificado no País; Veja como vai funcionar em cada Estado 

0
37

A poucos dias do primeiro turno, o Brasil se prepara para as eleições gerais de 2022. Este ano, no entanto, apresenta uma novidade quando o assunto é votar: os horários de votação ao redor do Brasil serão unificados. As seções ficarão abertas entre 8h e 17h, do horário de Brasília. 

A decisão, tomada pelo TSE (Plenário do Tribunal Superior Eleitoral) em dezembro de 2021, prevê que todas as seções eleitorais do País fiquem abertas durante 9 horas – o tempo que vai durar a votação em todo o País. 

Nos Estados que seguem o horário de Brasília (DF), as seções serão abertas às 8h e fechadas às 17h, contanto que não haja eleitores na fila. Os Estados com fuso horário diferente da capital brasileira terão de se adequar à medida. 

Estados e horários 

O Distrito Federal e os Estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, mais Goiás, Tocantins, Pará e Amapá, abrirão as seções às 8h. 

Os Estados de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a maior parte do Amazonas terão de abrir as seções uma hora antes, às 7h do horário local. 

Já os Estado do Acre e a parte restante do Amazonas vão abrir as seções duas horas antes, 6h. 

Apuração

Com essa mudança, a previsão é de que a divulgação dos resultados das eleições seja iniciada às 17h do horário oficial de Brasília. 

A medida é válida para o primeiro e o segundo turno. 

Fonte: Agência Estado