23.1 C
Paranaíba
quinta-feira, 28 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEntretenimentoYoga para mulheres: benefícios e dicas para praticar

Yoga para mulheres: benefícios e dicas para praticar

Elas são a maioria entre os praticantes e com razão, pois têm vários efeitos positivos nas suas vidas.

O Yoga não diferencia a prática feminina da masculina. O desejo de Patanjali, o codificador da técnica, era ensinar seus filhos a viverem verdadeiramente uma vida que conduz à felicidade. Ainda, assim, as mulheres são a maioria entre os praticantes – isso porque geralmente não têm consciência dos benefícios para o próprio corpo.

A prática traz vários efeitos positivos para homens e mulheres, como: mais atenção a si mesmo, desenvolvimento espiritual, melhora da saúde física e mental. Mais flexibilidade, força e a coordenação motora.

Reforça os sistemas imunológico e cardíaco, regulariza a pressão arterial e aumenta a capacidade pulmonar. Ajuda a perder peso, regulariza a fome e a digestão. Traz mais positividade para a perspectiva de vida e uma sensação de bem-estar geral.

Mariana Goldfarb posa fazendo yoga na praia — Foto: Reprodução da internet

BENEFÍCIOS DO YOGA PARA MULHERES

No caso específico das mulheres, o Yoga promove o equilíbrio hormonal, o que ajuda no ciclo menstrual, aumenta a fertilidade e ameniza as dificuldades da menopausa.

Já praticar Yoga durante a gravidez, prepara o corpo para o parto e ajuda na recuperação pós-parto.

Kyra também é praticante de yoga — Foto: Reprodução/Instagram

Kyra também é praticante de yoga — Foto: Reprodução/Instagram

Não existe idade certa ou momento certo para se iniciar a prática, mas é sempre bom lembrar que Yoga é um estilo de vida e que não se resume a asanas, pranayamas e meditação.

DICAS DE YOGA PARA MULHERES

Com a expansão da internet, pode-se fazer Yoga com professor on-line o que facilita a entrada das pessoas nesta prática. Ainda assim, compartilhamos aqui algumas dicas para quem quer iniciar ou engatar de vez na prática:

  1. Pratique com professor certificado.
  2. Avise ao professor que é sua primeira prática de Yoga e fale a ele as suas dúvidas.
  3. Se estiver no período menstrual avise ao professor pois algumas modificações terão que ser feitas, algumas linhas possuem sequências específicas para esta fase.
  4. Se você estiver em tratamento de saúde física ou mental avise ao instrutor.
  5. Existem várias linhas de Yoga, é normal você experimentá-las até encontrar uma que fale ao seu coração.
  6. Procure fazer a prática em silêncio e se tiver dúvidas pergunte.
  7. Durante a aula ouça os comandos e ajustes e tente alcançá-los, não se compare com os outros, mas observe-se.
Dicas para praticas yoga durante o período menstrual — Foto: Reprodução/Unsplash

O Yoga, por aumentar a sintonia da mulher com seu próprio corpo, pode ser um aliado tanto na TPM, como durante a menstruação, equilibrando as emoções e aliviando as incômodas cólicas.

Os asanas (posturas físicas) e alguns pranayamas (exercícios respiratórios) estabilizam as emoções, tonificam o fígado, equilibram o sistema endócrino e, assim, ajudam a regularizar o ciclo menstrual.

O Yoga desperta a consciência corporal, então aprenda a escutar o que o seu corpo diz. Por isso, caso você sinta que seu corpo pede relaxamento durante o período menstrual, descanse.

Larissa Manoela faz yoga em casa e usa cristais — Foto: Reprodução do Instagram

DICAS NO PERÍODO DA TPM

A regularidade do ciclo menstrual e a TPM estão muito ligadas ao nível de estresse da mulher. Às vezes ela fica tão desequilibrada emocionalmente pelo acúmulo de atividades que exerce que isso afeta o seu ciclo – pode ocorrer um atraso, um adiantamento ou a menstruação simplesmente não vem. Os asanas de flexão para trás, torções e inversões ajudam a acalmar o sistema nervoso, revitalizam os órgãos abdominais e o sistema endócrino e são recomendados para antes da menstruação.

Leticia Spiller faz yoga em casa — Foto: Reprodução

DICAS PARA O PERÍODO MENSTRUAL

As recomendações para mulheres no período menstrual, tanto já praticantes como as que querem começar a praticar são:

  1. Evitar práticas intensas. Não tente aprofundar ou melhorar seus asanas, evite as inversões e as flexões para trás intensas.
  2. Relaxar completamente em cada asana. Deixe o abdômen solto, direcione a respiração para as regiões mais incômodas, que geralmente são o abdômen, cabeça e pernas.
  3. Para as que sentem muitas cólicas, asanas sentados com flexões para frente (de preferência com um apoio pressionando o abdômen) são indicados, assim como a postura da criança (balasana. O supta badha konasana, com almofadão e cinto, também ajuda a melhorar o desconforto.
Mariana Ximenes faz yoga — Foto: Reprodução

GSHOW

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS