Conheça a dona Diomira Borges, a “amiga da onça” de Paranaíba

0
1950

A última sexta-feira (18) foi um dia atípico para a senhora Diomira Borges, 71 anos, que recebeu uma visita um tanto peculiar em sua casa, uma onça parda (Puma concolor). A dona-de-casa conversou com a Difusora na manhã de hoje e contou sobre como foi o dia do aparecimento do felino.

“Aquela manhã de sexta foi tensa, eu acordei por volta das 5h, fiz café e lavei roupas depois fui na despensa que é de frente para o banheiro e ouvi um barulho que me chamou a atenção. Quando eu abri a porta eu dei cara com a onça me mostrando os dentes”, contou diomira.

Em seguida Diomira contou que se afastou vagarosamente e se escondeu na cozinha e trancou a porta, pela janela a moradora disse ter “raiado” com a onça para que ela fosse embora, mas não teve sucesso.

“Deus a guardou ali, eu tranquei a casa e fui pro lado de fora e chamei os bombeiros. “O bombeiro chegou e confirmou que era uma onça mesmo e chamou a polícia para ajudar”, contou.

Quanto a repercussão dona Diomira conta que depois do susto deu muita risada da situação.

“No outro dia as pessoas que me conheciam me falavam ‘bom dia amiga da onça’, virou foi é farra. Uma outra amiga me disse que a onça só queria usar meu banheiro”, disse.

A equipe da Polícia militar ambiental foi até o local e realizou o isolamento, para evitar a aproximação de pessoas e, consequentemente, evitar maior estresse ao animal.

A equipe, já acompanhada pelo Corpo de Bombeiros de Paranaíba, solicitou a um médico veterinário voluntário da cidade, para preparar a sedação do animal para a captura. Com o uso de dardos, o animal foi anestesiada, capturado e colocado em uma jaula de contenção. Os técnicos examinaram a onça, um macho adulto, que não apresentava ferimentos e estava em ótimo estado de saúde. A equipe da PMA de Aparecida do Taboado levou o felino ao seu habitat natural, uma reserva distante da cidade.

Ouça a entrevista