21.5 C
Paranaíba
sexta-feira, 26 abril, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCidadeCurso de Medicina da UEMS se destaca como o 2º mais concorrido...

Curso de Medicina da UEMS se destaca como o 2º mais concorrido do país no Sisu


O curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Campo Grande, teve destaque nacional na nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ficando em segundo lugar entre os mais concorridos, com 818,95 (ampla concorrência), ficando atrás apenas da Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ), que teve 825,85.

De acordo com o Ministério da Educação, durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Em relação aos outros cursos de Medicina das instituições de educação superior de Mato Grosso do Sul, a UFGD ficou em 44º lugar, com a nota de corte de 798,60; a UFMS de Campo Grande em 58º lugar (783,67); e a UFMS de Três Lagoas em 60º lugar (780,60).

O curso de Medicina da UEMS é um bacharelado, com a duração de seis anos. O curso se estrutura em Módulos Temáticos construídos coletivamente, tendo o estudante como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo, valendo-se das metodologias ativas de aprendizagem, particularmente a aprendizagem baseada em problemas e a problematização. Em 2020, o curso de Medicina formou sua primeira turma de médicos.

A vice-reitora da UEMS, Celi Correa Neres, destaca que essa procura deve-se ao trabalho desenvolvido pela comunidade acadêmica. “Todo corpo docente, técnico e também dos discentes do curso que se empenham numa metodologia inovadora na execução do curso, o método PBL – que em inglês significa Problem Based Learning, que representa a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)”, destaca Celi.

O coordenador do curso de Medicina, Flavio Renato de Almeida Senefonte, ressalta que a UEMS tem alavancado patamares importantes no meio acadêmico para o Estado de Mato Grosso do Sul, ao longo de sua trajetória nesses 30 anos e se consolidando no meio acadêmico.  “A UEMS tem uma importância gigantesca no desenvolvimento social e educacional do estado de Mato Grosso do Sul com reflexos também nos outros rincões do país, tanto que o curso de Medicina tem atraído jovens do Brasil inteiro, de todas as regiões, e com os resultados da formação com destaques nacionais e internacionais tem atraído cada vez mais. Prova disso é o resultado do SISU onde mostrou aí o como segundo curso de concorrência do país, o que destaca a  nossa visibilidade e crescimento do curso, que é um curso jovem, mas nós estamos tendo resultados promissores e também tem um futuro bastante promissor”, disse o docente.

Lista de espera

O candidato que não foi selecionado na Chamada Regular, mas deseja continuar participando do SiSU 2023 deve manifestar interesse participando da lista de espera. O candidato deve acessar o site do Sisu e ir até a área do candidato,  marcar a opção “participar da lista de espera”. A manifestação de interesse na Lista de Espera pode ser feita até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 8 de março. A convocação dos candidatos da última etapa está prevista para ocorrer a partir de 13 de março. 

Matrículas

Os candidatos aprovados na Chamada Regular poderão realizar as matrículas de forma remota, pelo e-mail indicado no Anexo I do edital, do dia 02 a 08 de março de 2023, ou de forma presencial, no endereço indicado no Anexo I do edital, nos dias 02, 03, 06, 07 e 08 de março de 2023, no horário das 12h às 18h. Todos os horários previstos no Edital referem-se ao horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.

ACESSE O EDITAL Nº 07/2023 – DRA/UEMS DE 01 DE MARÇO DE 2023: http://www.uems.br/assets/uploads/ingresso/sisu/1_2023-03-01_11-14-21.pdf 

Quaisquer dúvidas e informações sobre as matrículas poderão ser respondidas pela Coordenadoria do Curso de Graduação, no endereço de e-mail constante do Anexo I, pela Divisão de Ingresso Discente ([email protected]) ou pela Diretoria de Registro Acadêmico ([email protected]).

Os editais estão disponíveis em www.uems.br/ingresso/sisu 

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS