20.5 C
Paranaíba
sexta-feira, 29 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCidadeFundação de Cultura de MS promove curso para produção de documentários

Fundação de Cultura de MS promove curso para produção de documentários

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS) faz nesta sexta-feira (4) uma live para a apresentação e na sequência já abre as inscrições para o II Curso de Documentário “MS em Imagens e Som”. A transmissão pela internet será a partir das 9h, na página do órgão no Facebook. Para acessar clique aqui!

Segundo a cineasta e coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro, essa segunda edição do curso é fruto do sucesso da primeira, realizada em 2017, em homenagem aos 40 anos de criação de Mato Grosso do Sul.

Ela explica que do primeiro curso foram produzidos 5 documentários e que o projeto foi premiado nacionalmente ficando com o sexto lugar do prêmio Darcy Ribeiro 2019, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Na premiação, a entidade recebeu recursos para dar continuidade a ação educativa.

Marinete explica que em razão da pandemia de Covid-19, a metodologia do curso, antes presencial, foi adaptada para ser aplicada de forma online. Ela diz que uma das principais mudanças foi para que os participantes tivessem condições de utilizar seus próprios materiais de arquivo (vídeos e fotos) para a produção, em casa mesmo, de mini documentários com tempo entre 2 e 5 minutos.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

A coordenadora do MIS, diz que além dos arquivos pessoais, os participantes poderão utilizar também um banco de imagens que será disponibilizado pelo próprio museu para complementar seus materiais. A proposta, conforme ela é que ao final do curso, os alunos produzam vídeos que retratem Mato Grosso do Sul por meio de suas próprias histórias.

Marinete diz que após a live de apresentação os interessados já poderão fazer a inscrição para o curso. Um link será disponibilizado na página da Fundação de Cultura e o principal critério de seleção para as 30 vagas é a de que os candidatos possuam conhecimento na área audiovisual.

A carga horária ainda está sendo definida, mas ela antecipa que deverá ser de pelo menos 80 horas aula. A capacitação será ministrada entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, três vezes por semana, sempre no período noturno. Na programação estão aulas sobre montagem, edição e fotografia, entre outras.

Depois os alunos passaram a contar com tutoria personalizada dos instrutores para a produção dos mini documentários, que poderão ser feitos em grupo ou individualmente.

A expectativa dos organizadores é de que pelo menos dez peças sejam criadas pelos alunos. As aulas serão ministradas pela própria Marinete, pelo produtor executivo da TVE Cultura MS, Carlos Diehl e por vários colaboradores.

I Curso de Documentário “MS em Imagens e Som” — Foto: Reprodução/G1 MS

I Curso de Documentário “MS em Imagens e Som” — Foto: Reprodução/G1 MS

FONTE: G1 MS

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS