21.1 C
Paranaíba
sexta-feira, 29 março, 24
spot_img
spot_img
spot_img
InícioCidadeGovernador fala sobre Nova Ferroeste, Rota Bioceânica e Carnaval para 2022

Governador fala sobre Nova Ferroeste, Rota Bioceânica e Carnaval para 2022

Durante a abertura da 24° Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), em Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja concedeu entrevista à imprensa e falou sobre diversos assuntos, entre eles o projeto da Nova Ferroeste e sobre obras da Rota Biocêanica, que foram discutidas em agendas em Brasília, assim como outros temas, como oCarnaval para 2022, os projetos de reestruturação da carreira dos servidores e a premiação internacional ao projeto Ilumina Pantanal. Confira abaixo trechos da coletiva:

Nova Ferroeste

Em Brasília junto com o govenador Ratinho do Júnior (Paraná) e nossas equipes nós entregamos o Estudo de Impacto Ambiental da Nova Ferroeste ao Ibama. O próximo passo é o Ibama analisar a documentação e emitir a licença prévia, para podermos soltar o edital do leilão da concessão da Nova Ferroeste, que vai ligar Maracaju a Cascavel, com ramais que ligam Santa Catarina e Foz do Iguaçu. Será uma ferrovia com uma nova concepção, concebida nos modelos da sustentabilidade, respeitando as regras do Estado Carbono Neutro e que vai retirar caminhões das rodovias. Ela também tem um ganho ao meio ambiente. O presidente do Ibama nos disse que vai analisar com rapidez a liberação da licença. O frete do setor ferroviário é mais barato que o rodoviário, gerando economia e redução de custos. A ferrovia vai gerar novas oportunidades e dar mais competitividade aos produtos do Estado.

Rota Bioceânica

Discutimos dois temas em Brasília com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, na embaixada do Paraguai. Primeiro a discussão da parceria de Itaipu com Mato Grosso do Sul, que tem vários convênios e parcerias em muitas áreas como educação, meio ambiente e proteção ambiental, entre outros projetos. Ele também me garantiu que no dia 13 de dezembro vai fazer a assinatura da ordem de início da ponte sobre o Rio Paraguai, inclusive nos fez o convite para participar do evento. Assim vamos consolidando a rota bioceânica, que é importante para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.

Ilumina Pantanal

É um orgulho para os sul-mato-grossense este prêmio internacional para o projeto Ilumina Pantanal. Nós temos o melhor projeto de sustentabilidade de energia solar do mundo. Esta premiação que ocorreu na Inglaterra é um ganho para toda população. Se trata de um bom programa, que leva qualidade de vida a homens e mulheres pantaneiras. Já foi montada as bases do número mil no Pantanal. Estamos muito felizes pois soubemos construir um projeto sustentável, com grande cunho social.

Reestruturação das carreiras

Nós retiramos alguns projetos porque tinha dúvidas em relação a algumas associações. A secretária Ana Nardes (Administração) nos disse que já está tudo pacificado em relação ao texto. Como precisava mudar as tabelas, foi melhor e prudente o Estado retirar os projetos, refazer as tabelas e depois encaminha para Assembleia para evitar questionamentos jurídicos. A secretária nos disse que já validou com as associações, oficiais e comandantes tanto do Corpo de Bombeiros, como Polícia Militar, assim como Polícia Civil. Em breve já assinamos os novos projetos e encaminhamos para Assembleia, até porque temos tempo hábil para aprovar, pois já temos o consenso com as categorias. Assim avançamos com estes ganhos e melhorias nas carreiras.

Carnaval

Está sendo projetado para ter o Carnaval aqui no Estado. Agora mesmo no final de semana vai ter um apoio as ligas e escolas de samba, porque não se pode deixar para transferir os recursos na época do Carnaval, porque encarece muito. Neste sábado haverá um grande lançamento de recursos estaduais para fortalecer ligas, blocos e escolas de samba e acredito que se a consciência de todos levar aquele que não vacinou a se vacinar, com muita tranquila poderemos voltar a vida normal, inclusive podendo ter o carnaval no ano que vem.

FONTE: ASSESSORIA GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

- Publicidade -spot_img

MAIS LIDOS